Marcos Carneiro de Mendonça e o pó de arroz em 1969 (da Redação)

Ninguém menos do que o legendário primeiro goleiro da história da Seleção Brasileira, multicampeão e gallant pelo Fluminense, falando sobre a origem do pó de arroz na história do clube.

Depois de sua brilhante carreira como jogador, Marcos Carneiro de Mendonça (1894-1988) foi presidente do clube, bicampeão em 1940/1941 (este, no clássico Fla x Flu da Lagoa) e militou politicamente nas Laranjeiras por praticamente toda a sua vida.

Como historiador, Marcos Carneiro de Mendonça foi membro do IHGB – Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e criador do Centro de Estudos e Pesquisas Históricas (CEPH). Marcos dedicou parte de sua vida à pesquisa sobre o século XVIII no Brasil e especializou-se no período do Marquês de Pombal e seu irmão Francisco Xavier de Mendonça Furtado e as ligações destes com o Brasil. Sua biblioteca, com cerca de 11 mil volumes, incluía obras dos grandes viajantes Rugendas, Debret, Maximilian Von Wide, uma coleção Brasiliana completa e ainda 7 mil documentos inéditos, adquiridos dos descendentes do Marquês de Lavradio, acervo que hoje se encontra na Academia Brasileira de Letras.

 

Veja a magia do pó de arroz na decisão de 1969 a partir de 0:38

 

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Colaborou Orlando Neto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres