América-MG 0 x 1 Fluminense: atuações (por Mauro Jácome)

mauro jácome panorama green

ENTRANDO EM CAMPO…

Levir Culpi manteve Richarlison no time titular. Boa ideia porque a estreia foi muito boa contra a Ferroviária no meio de semana. Jonathan voltou à lateral direita e Wellington Silva foi para a esquerda, saindo Giovanni, para alívio da torcida tricolor.

DIEGO CAVALIERI

Pouco trabalho no primeiro tempo. No momento de pressão do América, confundiu-se com Gum e quase entrega a rapadura. Conseguiu se recuperar e salvou no segundo lance.

JONATHAN

Bom primeiro tempo. Procurou a diagonal para puxar a marcação e abrir espaços para Osvaldo. Fez ótima triangulação com Gustavo Scarpa, recebeu na frente e deu de bandeja para Richarlison na marca do pênalti. Seria o segundo gol, mas o atacante chutou mal. Começou a etapa complementar no campo de ataque e trabalhou com Osvaldo e Gustavo Scarpa. Mais uma vez, saiu contundido.

GIOVANNI

Jogou pouco tempo para complicar, mesmo assim teve algum trabalho com Osman.

GUM e HENRIQUE

Sem trabalho na primeira etapa, exceto uma ou outra investida de Tiago Luís. Henrique quase marca de cabeça num escanteio. No segundo tempo, o Henrique deu algumas pixotadas e, numa delas, quando passou da linha da bola, quase deu o empate.

WELLINGTON SILVA

Apoiou com decisão no primeiro tempo. Algum trabalho com Osman, mas conseguiu conter o jogador do Coelho. Quando foi para a direita, segurou para auxiliar na marcação

EDSON

Protegeu bem a zaga com muita vitalidade. Evitou passar do meio-campo.

CÍCERO

Ao contrário de outros jogos, foi mais participativo e chegou mais próximo à linha dos atacantes. Cansou na segunda metade da etapa complementar e deu espaços para que o América subisse para o campo de ataque.

GUSTAVO SCARPA

Pouco atuante na etapa inicial, só apareceu num passe genial para Jonathan, colocando a bola por cima da zaga americana. No segundo tempo, jogou mais centralizado, fazendo a vertical entre as duas intermediárias e, assim, seu futebol cresceu com passes inteligentes e imprevisíveis. Aos 27’ e aos 40’, teve duas oportunidades de matar o jogo. Em ambos os lances, recebeu belo passe de Marcos Junior e chutou em cima do goleiro João Ricardo. Mais uma ótima atuação. Ao contrário de muitos, é diferenciado porque joga com muita simplicidade. Não será fácil mantê-lo na próxima janela.

RICHARLISON

Procurou variar por todas as posições do ataque. Direita, esquerda e, ainda, revezou com Fred no comando de ataque. Ótima assistência para Fred marcar o gol da vitória. Vai se tornando um excelente garçom nesses jogos iniciais. É obediente às determinações táticas do Levir Culpi, no entanto, precisa treinar mais as finalizações. Saiu logo aos 15’2ºT. Mais um bom jogo e que deve garantir a titularidade.

GERSON

Não acrescentou nada e fez com que o América parasse de se preocupar com o ataque tricolor.

OSVALDO

Começou aberto pela direita e tentou chegar à frente em velocidade. No gol de abertura do placar, dei um grito “Não, Osvaldo!”, porque tinha melhores opções. Ainda bem que não me ouviu e chutou muito bem. Bom jogo.

MARCOS JUNIOR

Na primeira bola que pegou, puxou um contra-ataque e deixou Gustavo Scarpa na cara do gol. Na segunda, deixou Scarpa novamente em condições de marcar. Entrou muito bem e criou as chances de o Fluminense matar o jogo.

FRED

Quando Richarlison ocupava a posição entre os zagueiros americanos, saía para a intermediária para ajudar na distribuição da bola. Bem colocado no gol, só empurrou para as redes. Teve duas boas chances logo no começo do segundo tempo, mas concluiu mal. Aos 33’2ºT, lançou Wellington Silva livre para ampliar, mas o lateral chutou para fora. Cumpriu muito bem seu papel.

LEVIR CULPI

Começou com marcação mais avançada para impedir a natural pressão dos donos da casa. Deu certo e essa forma de se posicionar em campo foi mantida até o fim do primeiro tempo. Na frente, um bom revezamento entre Fred e Richarlison e a movimentação de Osvaldo dificultaram a marcação do América. Muito bom primeiro tempo, com domínio completo e criando várias oportunidades de gol. Na etapa complementar, o Fluminense continuou bem até os 30 minutos, mas perdeu muitas chances de gol. A partir daí o América subiu e forçou a zaga tricolor. Tem que tomar cuidado com jogos como esse, quando tem a chance de sair com um placar mais amplo, no entanto, desperdiça as boas oportunidades e corre o risco de a vitória escapar.

AMÉRICA

No primeiro tempo, concentrou todos as jogadas ofensivas na dupla Tiago Luis e Osman. A partir dos 30’2ºT, ousou mais e levou perigo ao gol de Cavalieri.

ARBITRAGEM (Thiago Duarte Peixoto)

Numa falta em Richarlison, o árbitro marcou fora da área, mas foi dentro. Ninguém percebeu no campo, nem árbitro, nem jogadores. Levou o jogo com muita tranquilidade e não deu nenhum cartão.

…SAINDO DE CAMPO

Boa vitória. Time compacto e com boas movimentações de Richarlison, Gustavo Scarpa e, depois, de Marcos Junior. Outra questão: Gustavo Scarpa comendo a bola e o Dunga não o leva para a Seleção. Não que me importe, pelo contrário, prefiro que não vá, mas são atitudes como essa, juntamente com a birra com Marcelo e Thiago Silva, que ajudam a explicar o estágio do nosso futebol e, em especial, da Seleção Brasileira.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

Imagem: maj

1 Comments

  1. Edson não pode sair pro Pierre.

    Gerson é muito instável e não parece ter sangue, devia entrar no lugar do cansado Cicero, se equivalem em “sangue-sugagem”.

    Não gritei, mas pensei, não Osvaldo.

    Frederico devia ter dominado na primeira e chutado na segunda.

    Scarpa é sacanagem esse moleque, guardadas as devidas proporções, é um Nenê em começo de carreira.

    O anão da Branca de Neve, nem merecia sua menção.

    ST

Comments are closed.