Alguém tem dúvidas sobre o amor pelo Estádio das Laranjeiras? (por Paulo-Roberto Andel)

A acertada atitude da diretoria tricolor em trazer o treino do Fluminense para o eterno Estádio das Laranjeiras só podia dar no que deu: festa, casa cheia e muitas crianças.

O fato não se deu porque parte dos salários foi paga, ou porque deve acontecer a apresentação do veteraníssimo Nenê ou porque Pedro não saiu. Nem pela preocupante campanha que temos de reverter a partir desta segunda-feira no Maracanã, diante do Ceará. O que levou o grande público às Laranjeiras, o maior do ano no clube, foi a saudade. A saudade do Fluminense, a saudade de se sentir em casa, a sensação de pertencimento que nós, tricolores, não temos em nenhum outro lugar.

Há muitos anos, a torcida tricolor conviveu com a indiferença dos dirigentes sobre Laranjeiras. Por trás disso, houve muitas calúnias, mentiras e distorções da verdade, tudo encobrindo notórios interesses financeiros num terreno dos mais valiosos do Brasil. Ninguém ficou durante anos praguejando o estádio seminal do futebol brasileiro nas redes sociais à toa. Na verdade, esvaziar Laranjeiras, estádio e sede, era fundamental para se praticar as sandices administrativas já conhecidas – com o torcedor distante, a cobrança é mínima.

No palco de Marcos Carneiro de Mendonça, Tim, Telê, Castilho, Didi, Pinheiro, a Máquina Tricolor inteira, Assis, Deley, Renato e tantos outros, como o Estádio das Laranjeiras não seria o berço esplêndido do Fluminense? Como se poderia pensar em assassiná-lo em nome de um trambolhão na Zona Oeste, sem alma, sem personalidade e história? Não estamos falando de um escritório ou loja qualquer, mas do Fluminense!

Já pararam para pensar nos garotos que estiveram em Álvaro Chaves? Vai ser o assunto da escola nesta segunda-feira, além do jogo diante do Ceará. Eles vibraram, pensaram, sonharam, torceram. Vão levar isso para sempre. Eu sei como é: outro dia mesmo, estava vendo o Edinho cobrar mil faltas e, depois, Dago e Zé Maria chutando também. Os garotos são o futuro do Flu.

A valorização do velho estádio é fundamental para a retomada da auto-estima tricolor. O sucesso do treino deixa claro sobre onde nos sentimos em casa. E espero que a retomada sobre o reaproveitamento do nosso campo, que já conta com uma excelente equipe de trabalho e um projeto sensacional, seja futuramente uma realidade. É um sonho de milhares e milhares de tricolores e merece ser pauta da direção.

É possível transformar este lindo momento numa rotina maravilhosa. Basta vontade política, atitude e deixar para trás os sabotadores das Laranjeiras.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel

#credibilidade

1 Comments

Comments are closed.