Ah, a imprensa (por Marcelo Vivone)

6359dd414c726afed824d16f24a1d85e

Com o evidente desespero do lado do mal e da imprensa que tão bem o representa, a perseguição ao Fluminense, que não mais é velada e sim explícita, ganha proporções mais do que exageradas.

E é por isso que escrevo 2 dias consecutivos sobre o mesmo tema. Repito o que escrevi ontem: nós Tricolores temos obrigação de defender nosso amado clube contra essa imprensa brasileira, no caso do nicho do futebol, que se diz livre e independente.

As distorções dos fatos beiram o ridículo. Para quem não leu algumas das falácias que estão sendo divulgadas desde quarta-feira contra nós, acesse o link da coluna de ontem do companheiro e amigo Paulo Roberto-Andel (http://www.panoramatricolor.com/mentiras-desesperadas-por-paulo-roberto-andel/). Existe aí uma compilação do que há de mais vil e distorcido dentre todas as inverdades que foram publicadas sobre o tema.

Faço abaixo também uma pequena lista de frases que retirei de reportagens de jornais online, como o Lance e o Globo. Nesses pequenos trechos, é nítida a distorção dos fatos e a criação de mundos paralelos, subterfúgios tão costumeiramente utilizados na mídia para favorecimento de alguns. Depois da transcrição dos trechos, faço os meus comentários.

Lance: http://www.lancenet.com.br/minuto/berlinda-Fla-Portuguesa-STJD-Flu_0_1046295364.html

“…em momento algum o clube foi responsável pela denúncia, que partiu da CBF.” (trecho da entrevista do advogado do Fluminense).

Ou seja, o Fluminense Football Club está à parte de qualquer processo que esteja sendo movido contra os clubes que DESCUMPRIRAM o que manda o REGULAMENTO! A denúncia partiu da CBF e o STDJ irá analisar o caso.

Lance (link acima) e O Globo: http://oglobo.globo.com/esportes/foto-de-fred-com-advogado-da-portuguesa-circula-pelas-redes-sociais-11047817

“…No primeiro momento, os dirigentes da Portuguesa culparam o advogado por ter errado na notificação, mas agora mudaram o discurso e dizem que as manobras são políticas.”

Por essa mudança de rumo no discurso do presidente da Portuguesa, fica nítido o desespero de quem sabe que errou. E para tentar dar um teor político a uma enorme cagada que um subordinado seu cometeu, novamente entra o Fluminense como o Cristo da história.

“A polêmica em relação ao caso do jogador Héverton da Portuguesa ganhou outro capítulo na noite desta quarta-feira. Começou a circular em redes sociais uma foto em que o advogado Osvaldo Sestário, representante do clube paulista no julgamento do atacante, está ao lado de Fred, do Fluminense, e de sua esposa, que está segurando uma bandeira do Tricolor carioca…”

Peraí! A foto do Fred com o advogado da Portuguesa, que conforme diz o texto no parágrafo seguinte, provavelmente foi tirada no STJD, no dia em que o jogador foi condenado a cumprir 4 jogos de punição (QUE FOI CUMPRIDA PELO FLUMINENSE) é um fato novo, um outro capítulo, no julgamento da Portuguesa por essa agremiação NÃO TER CUMPRIDO uma determinação do STJD? Hein?

Lance: http://www.lancenet.com.br/minuto/Dinamite-pronuncia-afirma-Vasco-lutar_0_1046295391.html

“Na última quarta-feira, o Vasco deu entrada em recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo a impugnação da partida contra o Atlético…”

Ah, o Vasco deu entrada com recurso no STJD para ganhar os pontos de uma partida que perdeu. Aliás, perdeu não, tomou uma grande porrada. Foi “só” 5×1. E quem tá propondo virada de mesa é o Fluminense?

Pra terminar, segue trecho de entrevista do presidente da superpotência mundial. Mundial, não. Universal! O clube que jamais foi beneficiado por esquemas escusos. Nunca houve Papeletas amarelas e nem a semifinal da Libertadores de 1981 contra o Atlético/MG, em que o árbitro da partida expulsou o time inteiro do time mineiro e levou o Flamengo à final do torneio.

Aliás, é interessante que mais tarde, logo que pendurou o apito, esse mesmo árbitro tenha sido contratado pela Rede Globo como um de seus comentaristas esportivos.

Lance: http://www.lancenet.com.br/flamengo/Presidente-Flamengo-classifica-polemica-STJD_0_1046295421.html

“- Nem vamos falar de queda, porque tenho certeza que não vai acontecer. Mas meu sentimento é de indignação. Estávamos em uma tentativa de moralizar o esporte e, de repente, vemos uma tentativa de golpe contra os princípios éticos e morais que deveriam reger o esporte – disse o presidente à Rádio BandNews.

Eduardo Bandeira de Mello garantiu que não houve erro por parte do Flamengo na escalação de André Santos, até porque a partida contra o Cruzeiro não tinha importância para a tabela, mas disse confiar na decisão do STJD.

– Temos razão nesse caso. Não houve nada errado. Admitindo que os membros do Tribunal entendam que Portuguesa e Flamengo erraram, não existe nada, nem ninguém que obrigue a perda de pontos. Foram jogos praticamente amistosos, ninguém se beneficiou da escalação desses jogadores…”

Novamente, como no caso do presidente da Portuguesa, a interpretação óbvia dessa entrevista é de que o presidente sabe que o seu clube fez uma grande cagada e já está antecipando o que está por vir. Só que para tentar salvar o que já está perdido, utiliza-se de colocações totalmente perdidas e contraditórias.

Na opinião do senhor presidente, por exemplo, moralizar o esporte é ignorar o que diz o regulamento. Provavelmente, então, rasgá-lo (o que será o caso se Flamengo e Portuguesa não perderem seus pontos) então será a moralização definitiva do futebol brasileiro. Inclusive, não seria a 1ª vez que o clube de regatas rasgaria um regulamento que ele mesmo aprovara e assinara anteriormente. Quem não se lembra da Copa União de 1987? Pelo regulamento assinado por todos os clubes participantes, os campeões dos módulos verde e amarelo disputariam a final. O Flamengo, que venceu um dos módulos, recusou-se a jogar a final e se autoproclamou campeão brasileiro do ano.

Também na sua visão distorcida da realidade, o golpe contra os princípios éticos e morais é não tirar os pontos de Portuguesa e Flamengo, clubes que escalaram jogadores de forma irregular. Então para que existe esse artigo no regulamento, senhor presidente?

Por fim, senhor presidente, foram jogos praticamente amistosos para o seu time. Embora, para a sua torcida, o mundo se reduza ao seu clube e a seus interesses, o futebol brasileiro (pasme, senhor presidente) é composto por outros clubes tão grandes ou maiores do que o seu. Embora, como mostra a história, o seu clube ache que está acima do bem e do mal e que, para o seu clube, a lei não deve ser aplicada, a lei é para todos.

Ninguém se beneficiou da escalação desses jogadores? Não? Então pra que escalou? Concordo que não faria diferença para Portuguesa e Flamengo a perda dos seus respectivos jogos na última rodada, mas houve um erro e o consequente descumprimento do que manda o regulamento que rege o campeonato. A questão não é o beneficiamento, como o senhor sabidamente quer colocá-la e, sim, o descumprimento do que manda a lei.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MVivone

Imagem: Panorama

Prezado (a) leitor (a), é sempre uma honra a tua presença aqui, bem como os comentários que podem ser tanto elogiosos quanto críticos ou divergentes – tudo altamente salutar. Contudo, atendendo aos procedimentos estabelecidos no PANORAMA em prol da excelência literária que marca este sítio, não serão publicados comentários ofensivos ou lesivos à imagem de terceiros sob qualquer espécie. O mesmo vale para comentários em caixa-alta. Os cronistas respondem juridicamente por suas publicações. Divergência nada tem a ver com estupidez e grosseria. Muito obrigado. 

1995 PEQUENO

DR PEQUENO

10 Comments

  1. Sinceramente, Vivone, nesses dias passei mal de raiva! Quanta covardia, quanto ódio, quantas mentiras e hipocrisia! Minha vontade era de encontrar esses infelizes, cara a cara, pois ouviriam umas verdades bem ditas! Espero que, independentemente do que aconteça na próxima segunda, o Fluminense acione na Justiça todos esses IMBECIS que falaram inverdades e ofenderam absurdamente o nosso FLUMINENSE. Está na hora de recorrer a velha Lei de Talião: “Olho por olho, dente por dente”. Abs!

  2. O comentário do presidente do clube de regatas da favela do pinto é deprimente, enojante e asqueroso…

  3. O que explica a escalação do Heverton?

    Dívida com a Rede Global de Sonegação, está tentando contornar a besteira feita pelos seus afilhados, os Esgotos da Flavela da Praia do Pinto.

  4. Se tem sujeira nisso, partiu do Clube do Resto do Fluminense.
    Quanto será que a Bigoduda recebeu do Império do Mal para cair por ele, uma vez que este já havia feito a mesma merda no sábado?
    Com a palavra o deu Bandeira no Melo saporra…

    ST

Comments are closed.