Agora é mole falar… (por Gilmar Prado)

Agora é mole… molinho. Falar mal depois da derrota é facílimo.

Os gênios corn(o)eteiros são quem nem as baratas num dia de calor no inverno: elas voam, sobem parede, atravessam o chão, passeiam na lixeira e torram o saco. Acabou de fazer um calorão, o Fluzão foi eliminado, festa das baratas no corredor. Alguém tampe a vasilha de açúcar.

Eu, que não sou corneta e nem bobalhão nas nuvens achando que tudo é uma maravilha, tenho a seguinte opinião: jogamos mal pra c@r@lho. Em todos os setores. Fred não deu liga com Nem, Edinho e Jean vacilaram, a conta estourou na defesa que conseguiu tomar três gols do Vasco.

Fomos bem piores do que contra o Huachipato. Um passo atrás. Que MERD@!

Uma noite péssima, jogamos sem qualidade a ponto de termos conseguido a virada e não a sustentamos. Três gols do Vasco em conclusões dentro da área, com a defesa parada. Logo o Gum que tinha ido tão bem no Chile vacilou muito.

Os gênios sabichões (sabichonas também) esquecem que futebol não se joga sozinho. São dois times. Quando um está mal, o outro pode ter o mérito de aproveitar. O Vasco não é trouxa, fez a parte deles e mereceu chegar à final. Fomos muito mal, não soubemos matar o jogo e nem segurar a virada. Lucidez é tudo, inclusive saber perder.

Agora é mole dar chilique, dar piti, “eu sabia, “isso é uma merd@”, “tá tudo errado”. Somando tudo, oportunismo barato.

Erramos e erramos muito, uma tonelada inteira. Isso é uma coisa. O sinal de alerta já tinha sido dado contra o Grêmio. Mas quarta-feira já tem jogo de novo contra o Pato e vamos sacudir geral. Ou tem outro Fluminense na Libertadores que não o nosso?

Hoje os cornetinhas venceram. A vitória das teses deles é mais importante do que qualquer uma do Fluminense. A gente ganha do Pato de novo, eles se encolhem que nem baratinhas, como fizeram semana passada.

Torcedor cornetinha que sabe tudo e é perfeito, se você acha realmente que o Flu é uma porcaria, uma bost@, uma merd@ sem tamanho e se, ainda por cima, você “torce” pro nosso time… porque você não desiste então e vai fazer coisa melhor na sua vida? Pegar mulher/homem, beber chope, ir pra night, virar maluco, tem tanta coisa. Porr@, c@r@lho, não enche a porra do saco e vai ver vôlei masculino ou Fórmula Truck. Que bom que você não vai estar no Engenhão quarta-feira que vem. Não indo, você é um grande reforço. De ruim, já basta a atuação de hoje. O time é uma porcaria, não é? Uma porcaria a menos na arquibancada já ajuda. A porcaria vai reagir, vai ser líder de grupo na Libertadores e você vai continuar do mesmo jeito.

Atenção: só um completo jumento vai achar que eu estou minimizando a derrota pro Vasco e o mau momento. Reconhecer os problemas é uma coisa, achar que tudo é uma bost@ é outra. Em caso de dúvida, favor consultar o dicionário.

Tou p&¨%uto com a atuação do Flu nessa eliminação. Mas perto de meia-dúzia de flub@b@c@as, isso não é nada. Ainda bem que meia-dúzia diante de milhões é que nem as baratas no calorão: desfile de dez minutos, depois somem. O Fluzão é eterno.

Gilmar Prado

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

21 Comments

    1. Quer dizer que o time joga mal, perde feio,muito feo pro Gremio e leva uma chinelada do Vasco e tem de aplaudir? Aplaudir o que está errado?

  1. O time não foi horroroso! A zaga foi horrorosa e o Gum, tenebroso! O resto é mimimi de tricoleba!

    1. O time foi horroso sim. Laterais que não cruzam, zaga que não marca. Volantes que deixam a zaga exposta. Meio-campo que não ganha um rebote.Nenhuma assistencia, que deixa a zaga rifar a bola, em ligação direta e ataque que não consegue se desmarcar( Fred e Nem estão sem ritmo)

      Este time está bem?

  2. Será que vi um cover do Flu hoje no Engenhão? Cara, achei o jogo um partidaço, emoção do início ao fim, primeiro tempo Flu bem armado, duas oportunidades claras de gol, uma com Thiago Neves bem no começo outra mérito do goleiro, não foi isso? Segundo tempo infelicidade na mudança de Bruno por Wellington Silva, o camarada ainda tá com o sangue contaminado pelo lado de lá, tem que ser colocado em quarentena (rss), os zagueiros, esses sim preocupam pela falta de atenção bisonha, lá no Chile foi o Euzébio, desta feita foram Gum e cia, principalmente no terceiro do Vasco, com Dedé entrando na área sozinho e chutando à queima-roupa para o gol, a propósito, nosso goleirão Cavalieri também tem falhado constantemente, no segundo a bola quicou quase na sua frente e não houve reação – teve mérito na defesa em falha de Silva – mas houve pontos positivos, Neves está entrando em boa fase, ao que parece, Nem está cada vez mais incisivo, e com a direita calibrada, calando a boca dos críticos – inclusive eu – que reclamavam de sua falta de domínio e poder de chute destros. Cara, vou te dizer, sem fanatismo ou pessimismo, gostei do jogo, o Vasco tem seus méritos, o Gaúcho é cria do Abelão e leu o jogo direitinho no segundo tempo, além do mais os vascaínos este ano estão só com o Carioca – que não ganham desde 2003 – e o Brasileiro, onde, com o elenco limitado que tem, me parece ter poucas chances, ficou evidente que jogou empenhado e mais do que comprometido, jogou encolhido no primeiro tempo, mas na segunda etapa avançou o meio de campo e restringiu nossos espaços, e com Deco ainda lento e pouquíssimo inspirado, não me estranha o Vasco ter ganho, mas é só uma vitória, nada está perdido, aliás, nunca está. Vamos em frente! STT, Waldir e Waléria Barbosa

  3. Olha Gilmar, posso nem concordar contigo,mas bem podias respeitar a opinião alheia. Que jogo o Flu fez ste ano digno de empolgação? Os quatro empates no Carioquinha? As duas derrotas acachapantes pelo placar de 3 gols, contra Gremio e Vasco? O Sufoco que tomamos do time do Caracas , lá fora? Em que pais vces vivem? No pais de ALice, onde tudo é perfeito e maravilhoso?Sim,pq criou-se habito de chamar de corneta ,todo critico que critica uma atuação pífia do time. Ser otimista é uma coisa. Mas bater palmas, enquanto o circo pega fogo é outra.
    Certamente voce dirá que Gum e Anderson estão no mesmo patamar de Thiago Silva, do PSG. E que os laterais Bruno e Carlinhos estão comendo a bola. E que Deco não torna o time previsivel e lento, ao contrario. E Thiago Neves e Wellington Nem estão dois furos acima do Neymar na melhor fase dele.Sejamso realistas, alguma coisa está acontecendo la, internamente. Mas qualquer leitor tem o direito de achar isso, sem ser taxado de pipoqueiro, cachaceiro, corneteiro ou algo do genero.

    1. Gilmar responde: Tony Scott, se você acha que eu bati palmas para o time no que escrevi, a sua realidade está em outro planeta.

      1. Prezado Gilmar. Quando me refiro ao pais de Alice, é em relaçao ao hábito de ouvir a expressão”Corneta, corneta, não pode criticar o que está ruim” Esta patrulha ideologica em cima de torcedores tão tricolores, ou ate mais que alguns que não podem ver alguem criticar o Abel, ou algum jogador, é Dantesca( de Dante mesmo) O time não está bem. PONTO. Acho que querer minimizar isso, criticando os criticos é falta de bom senso. Ao menos permita que alguns tenham a liberdade d enão gostar do jhogo implantado pelo Abel e dêem suas opiniões,mesmo que contraria. Sim,pq se alguem critica o Abel por erros crassos, alguem grita” FOM-FOM” Se o time entra a 20km/h e toma uma goleada em casa, ninguem pode ciriticar, senão é corneta. Onde está a liberdade de expressão? Pasra escrever o que vc escreveu, saiba que muita gente morreu para ter esta liberdade.

        ST ( tão ou +tricolor, apesar da critica á sua crítica)

        1. Gilmar comenta: Tony Scott, escrevo aqui para dar OPINIÃO, o que é bem diferente de verdade absoluta.

          Querer ser dono da verdade absoluta é dizer “O time não está bem. PONTO.”. Eu não jogo três anos fora por causa de duas derrotas. Estou aqui no meu trabalho. Apenas isso. Não tenho porque controlar porr@ nenhum@ de opinião de quem quer que seja. De repente, nas colunas aqui da minha vizinhança (tem uma porrada de colunistas, uns 15 ou 20) você se sinta melhor com as opiniões, das quais algumas discordo frontamente.

          Parabéns, grande abraço, obrigado pela participação e continuo não concordando com você. ST

  4. O leitor pode achar o que quiser. E o Gilmar Prado pode achar o que quiser do leitor! Viva a liberdade de expressão!

    Tony Scostt, este é seu nome, mesmo? Bem, deixa pra lá!

    Quero que o circo continue pegando fogo assim com o Flu duas vezes campeão brasileiro em três anos e campeão carioca, atualmente!

  5. O time continua tomando gols ridiculos ! Abelao precisa arrumar a cozinha…. O problema e que a defesa esta mau treinada. O miolo de zaga conta com duplas diferentes todo jogo. Como sabemos, e muito importante o entrosamento ali atras… Coisa impossivel de acontecer somente na base da amizade. Tem que jogar junto direto !!!
    Obs: tricolebas pro inferno !
    ST4

    1. Gilmar responde: Rodrigo, pior do que o tricoleba, só o tricolebabaca que sabe tudo, que já sabia que o time era uma porcaria. Obrigado pela visita e um forte abraço. ST

  6. Ô SEU GILMAR RESPONDE: VAMO ZUA OS CORNOTEIROS. ELES SAO UM BANDO DE BANANAS. ESSE TEXTO TAMUITO BOM, MAS É A CARA DO TEXTO DO PAULO. FICO ATE NA DUVIDA SE VC EZISTE MESMO GILMAR, PORQUE O TEXTO TAMUITO PARECIDO COM O DO OUTRO CRONISTA. SO QUEELE NAO FALA PALVRAÕ, ELE È EDUCADO, E VC ESCRAXA. TEAMO PRA CAR93LHO NAO TEM PENA DOS BANANAS E METE A BANANA NELES. PRECIZAMOS MARCAR DE VER JOGO JUNTO PRA ESPANTAR OS BANANAS DA ARQUIBANCADA.
    GUTO

    1. Paulo-Roberto Andel responde:

      Caro Augusto, desde já agradeço pela lembrança mas não existem fakes no PANORAMA.

      É até normal que alguns achem o texto de alguém parecido com o meu: são os mesmos que dizem que imito Nelson Rodrigues (nunca perceberam que eu plagio João Saldanha e Ivan Lessa, ehehehehe).

      Gilmar não mora no Rio. Passo teu recado ou ele vem aqui responder depois, ok?

      Braxxxx.

    1. Paulo-Roberto Andel responde:

      Sinceramente, não tenho a mesma opinião tua a respeito disso, Augusto.

      Dois dos melhores cronistas da internet tricolor – e que infelizmente não são do PANORAMA – têm fakes publicados. Na literatura em língua portuguesa, o uso de pseudônimos é comum, vide o genial Fernando Pessoa. Stanislaw Ponte Preta também.

      Se temos leitores fakes, não seria má ideia termos um cronista fake, ehehehe.

      Taí um bom tema para a gravação do nosso TRASH, que inclusive já homenageou fakes no passado 🙂

      Braxxxxxx.

Comentário