A oposição da Unimed (por Paulo-Roberto Andel)

unimed

1

O Sr. Cláudio Salles, candidato de oposição nas eleições da Unimed, patrocinadora do Fluminense, a serem realizadas no próximo dia 25, esteve ontem à noite no programa Balanço Esportivo da CNT, comandado por Edilson Silva, para mostrar suas ideias e, naturalmente, conquistar eleitores. Aliás, o Balanço Esportivo, sempre democrático e participativo, foi praticamente o único veículo onde o candidato teve direito de expressar suas ideias e ser inclusive contestado nos últimos dias – é sabido que em muitas redações e estúdios a parceria Fluminense-Unimed é tida simplesmente como abominável, por tudo o que representa para os ideais mais-queridos.

E é claro que este assunto só é abordado aqui pelo fato da Unimed ser a patrocinadora do Fluminense desde 1999.

Tudo dentro das regras do jogo democrático novamente, claro.

Entretanto, tenho a opinião particular de que a aparição pública do Sr. Salles via CNT foi, no mínimo, desastrosa, a começar pelo tratamento irônico destinado ao Fluminense, tido como desimportante no crescimento econômico da patrocinadora.

Depois, pelo desconhecimento declarado do candidato a respeito dos dados na relação que já dura quinze anos.

Ponto culminante: não saber que os negócios de jogadores feitos pela patrocinadora não geram (bom) lucro à empresa, nem que a mesma tenha crescido em visibilidade por conta do Flu. Avisou que não vê a parceria com bons olhos e que pode gastar muito menos para ter a mesma exposição midiática e para que seus cooperados lucrem mais. Em suma, deixou claro que o Tricolor está fora dos planos em seu hipotético governo.

Desde o início da parceria, o Fluminense esteve oito vezes entre os cinco melhores times do campeonato brasileiro, ganhou dois títulos importantes em 2010 e 2012, mais uma Copa do Brasil, três estaduais e os vice-campeonatos da Libertadores e da Sulamericana. Em todos estes momentos, a marca da Unimed brilhou como nunca. Antes da parceria, a Unimed mal era conhecida na cidade; hoje é uma das mais marcas mais fortes do país – e isso, sem qualquer desrespeito aos outros times, não foi conquistado por mangas de camisa ou traseiros dos calções, mas no peito dos jogadores do Fluminense em campo.

A julgar pelas palavras do Sr.  Salles, encantadíssimo com a parceria Peugeout-Flamengo em vários momentos do programa, porém declarando-se “apenas torcedor da Unimed”, o Fluminense não passa de mero agente receptor da filantropia exageradíssima da patrocinadora – o que naturalmente só pode ser tratado como piada. De mau gosto. Péssimo gosto.

Dentro de vinte dias, poderemos saber melhor a posição do candidato oposicionista.

Ou um vitorioso cooperado preocupado com os destinos de sua empresa, ou um torcedor recalcado.

Para o bem e para o mal, sinais visíveis que o Fla-Flu da Unimed pode terminar numa retumbante goleada das Laranjeiras.

De toda forma, é bom a turba do clube abrir o olho.

2

Há 30 dias, Kfouri, MCP, Greco e RMPZ tentam encontrar alguma prova que incrimine o Fluminense e redima o Flamengo no episódio Gávea-Canindé.

Há 54 dias, nenhum deles dá um pio sobre o incrível lapso de memória ocorrido no eixo jornalístico Rio-SP na omissão da informação da irregularidade de André Santos.

3

Se, para a imprensa esportiva marrom, o Fluminense é a “vergonha do Brasil”, o que poderia ser dito da torcida corinthiana agredindo símbolos do clube como o Dr. Joaquim Grava e Guerrero, autor do gol no Mundial Interclubes 2012?

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel 

PAGAR O QUÊ? – À venda em www.livrariacultura.com.br

15 Comments

  1. Complementando o post anterior, localizei na livraria cultura, mas a entrega está somente para final de março, inicio de abril…vou esperar pra comprar em loja física mesmo…

  2. Nunca gostei do Framengo. Hoje o odeio, apesar de ter bons amigos flamenguistas, do bem. Espero que o Flu reaja à altura dessa corja de urubus, que tentam nos detonar a qualquer custo. Sábado que vem é questão de honra vencer o jogo. ST.

    ps.: estou tentando adquirir o livro “Pagar o que?” nos sites indicados (blooks, americanas, cultural), mas não encontro o produto! Poderiam me dar uma luz?

  3. Nem perco meu tempo para assistir o Balanço Esportivo, programa comandado por um tricolor, porem sem credibilidade, por que eles nao convocam os candidatos a presidencia da peugeot, nissan, guaraviton, porque nao interessa, o Fluminense incomoda esses caras da imprensa, nao paga proprinapara reporterzinho falar bem do clube, caga e anda pra imprensa flapress, eles parecem que gostam de ver o circo pegar fogo, o Eurico Miranda tem cadeira cariva la pq da audiencia e ainda sacaneia todos eles. ST…

  4. Caros tricolores, com certeza boa pessoa não é e desconhece totalmente o que o Flu representa para a Unimed. Ela estava falida quando se associou como patrocinadora. Tomara que o Celso continue, pior para eles se ganharem porque é tão idiota que diz que vai acabar com o contrato de alguns jogadores, isto é quebra de contrato, que pague o que vai dever e fique na bancarrota porque não vão sobreviver sem o Fluzão. ST

    *** Service disabled. Check access key in CleanTalk plugin options. Request…

  5. o que parecia um desejo de transparência interna(quanto a unimed poe no flu,com precisão) num 1o. momento,agora está se mostrando o desejo de desfazer uma das melhores parcerias do futebol(onde clube e patrocinador lucram horrores – a unimed lucra 10 reais a cada 1 que investe no Flu -) por mero capricho,como se 1 fração da verba de publicidade(1 fração do faturamento) fosse quebrá-los e por isso,enxugar fosse necessário.O lobby mulambo que já nos prejudicou na PGFN e quer nos sacanear de novo.

  6. Quer dizer então que ele mudou de opinião? Antes ele dizia que mudaria o modelo de parceria, que adotaria o modelo tradicional e que não tinha interesse em se desfazer da parceria. Agora me sai com essa? Está parecendo até os dirigentes da Portuguesa. Cada hora fala uma coisa. E gente que a cada hora tem uma opinião a gente já sabe o que é…

    1. Savioli, ele foi bem claro: disse que NÃO vê a parceria com bons olhos… Encantadíssimo com o modelo Peugeot-HVA.

  7. Não vi a entrevista, mas creio que Tio Cel$o se mantém. Inquestionável que administração dele transformou a Unimed numa das maiores seguradoras de saúde do país.

  8. Existem times de futebol americano que são patrocinados a mais de 50 anos pela mesma empresa… Isso é uma linda e fiel parceria que deveria ser modelo para todos no mundo. Aquí eles estão mais preocupados com suas paixões clubísticas do que com os interesses da própria empresa… É lógico que é muito mais barato patrocinar um clube e ter exposição o ano inteiro, do que pagar somente propagandas, com necessidade de produções e espaço na mídia $$$… Que deve ser pago a cada vez que aparece…

  9. Basta ver a posição da UNIMED antes de 99 e depois de patrocinar o FLUMINENSE. Creio que ganharemos mais um fraxFLU.

    Chegando a hora de prepararmos faixas e cartazes para a Manifestação em frente da ESPN.

    Lista de adesão:

    1) Nelson D’Elia
    2) Fernando Quaresma
    3) Deise Quintiliano

  10. Caro Andel,

    Muito estranha esta candidatura deste cidadão. Há alguns meses, recebi uma informação de um conhecido de que esta diretoria do Flamengo estaria tentando “implantar” pessoas ligadas a eles no processo eleitoral da Unimed, a fim de acabar com a relação entre esta e o Fluminense, com o único intuito de nos destruir.

    Após o caso da PGFN, em que o procurador que desistiu da assinatura do acordo com o Flu era conselheiro do Fla, espero qualquer coisas.

    ST, Luiz.

    1. Nao resta duvida que ha infiltracao do exu no processo politico da Unimed Rio. E imprensa colabora.

  11. Paulo, assisti ao programa para ver as homenagens que fariam ao Jorge Nunes e me surpreendi com a presença do citado convidado. Achei-o inseguro, embora essa tenha sido só uma primeira impressão causada. Também não sei de seus interesses, mas há muito ouço falar da insatisfação interna de alguns da empresa com o modelo atual da parceria, que só perde em investimento para Barcelona e Bayer, segundo palavras do próprio candidato. Só com esse dado é possível mensurar o gigantismo do Flu. Um abraço.

Comments are closed.