A marca histórica do zagueiro Gum (por João Boltshauser)

bolt green

Gum foto principal

Gum, incansável guerreiro da zaga tricolor, às vezes contestado mas sempre respeitado, acaba de alcançar mais uma marca expressiva em sua bonita passagem pelas Laranjeiras. Ao entrar em campo contra o América-MG neste domingo, ele se tornou o jogador que mais defendeu o Fluminense em partidas de Campeonato Brasileiro, ao lado do ex-volante Marcão. Foram 187 jogos no total, com 90 vitórias, 42 empates, 55 derrotas, 14 gols e dois títulos.

O ranking dos jogadores que mais vestiram a armadura tricolor na competição mais importante do país teve outras movimentações após a estréia no campeonato. Diego Cavalieri, com 166 jogos, ultrapassou Rubens Galaxe e se isolou na terceira colocação. Fred e Conca, provavelmente os dois maiores ídolos da história recente do clube, agora estão rigorosamente empatados com 148 partidas.

Abaixo você pode conferir a lista com os 10 primeiros colocados deste ranking.

Como a partir de 2003 o campeonato passou a ter maior número de jogos, tomando a maior parte do calendário, é natural que o top 10 seja recheado de jogadores recentes. Mesmo se contabilizar os jogos das antigas Taça de Prata (ou Robertão) e Taça Brasil, adotando-se assim a unificação oficializada pela CBF. Apenas o zagueiro Assis aparece entre os que jogaram antes de 1971.

Fica o registro da marca histórica e as merecidas congratulações ao zagueiro tricolor.

Ranking

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: mosaico/ ralff santos

4 Comments

  1. Esse Henrique vai deixar o Gum na podre qualquer hora.

    E olha que as vezes ele nem precisa de ajuda para isso.

    ST

    1. Concordo Gaia. Sei que o Marlon andou se complicando em alguns jogos, mas deveria ser testado novamente. Ontem o Henrique quase entrega o ouro. E em dose dupla.

      1. Minha zaga titular seria Gum e Marlon, só que o Marlon está achando que é o Baresi, as vezes o simples é o melhor, com as coisas se arrumando, o time agora começa a sair com mais toque de bola, Marlon faz falta nessa hora, poderia ser 1º volante e Edson 2º, empurrando o Cicero pra frente.

        ST

  2. Gum guerreiro. Sempre defendi , nunca dei atenção ao papo furado de criticas ao nosso eterno zagueiro , sempre entre os melhores do futebol brasileiro. Quando ia mal era porque o time estava pior. Zagueiro hábil e talentoso , todas as qualidades necessárias a um zagueiro . E é daqueles que sabe sair jogando , abrindo espaço ganhando meio de campo em direção ao ataque . Parabéns Gum, nosso guerreiro. Orgulho tricolor.

Comentário