A história a nosso favor (por Marcus Vinicius Caldeira)

PRIMEIRO FLA FLU

Aos céticos, um pouco de história.

1912 – O primeiro Fla-Flu

Um grupo de 9 dos melhores jogadores do Fluminense, liderados por Alberto Borgerth sai do clube e vai pedir abrigo num grupo de remo da Gávea.

Nesse momento fundam o futebol do Flamengo.

Em 1912, acontece o primeiro match entre os dois.

Natural que o Flamengo ganhasse, pois tinha os melhores jogadores.

A questão é que com o Fluminense não é bem assim. O clube das Laranjeiras é melhor quando as condições lhe são desfavoráveis.

E o Fluminense venceu a partida, mesmo sendo inferior tecnicamente ao seu adversário: 3 x 2, mesmo placar de muitas outras conquistas sobre o rival.

1971 – Uma conquista épica

Botafogo, um timaço com Paulo César, Jairzinho, Carlos Roberto e cia., tinha alguns pontos na frente do Fluminense.

Porém, rodada a rodada, o Tricolor – como num trabalho de formiguinha – foi tirando jogo a jogo a diferença contra o adversário.

Os dois chegam ao último e decisivo jogo, com o alvinegro precisando de um empate.

O jogo caminhava pro seu final para um zero a zero quando, após um escanteio, Marco Antônio ganha a dividida com o goleiro Ubirajara e ela sobra limpa para o Lula fazer o gol do título – que já era dado como do Botafogo várias rodadas antes.

1983 – Gol no fim

Fla-Flu. No jogo anterior contra o Bangu, empate.

Quarenta e tantos minutos e jogo em zero a zero. Flamengo ataca para fazer o gol, porém o bandeira marca impedimento. A cobrança é rápida pra Deley, que dá um lançamento de longa distância para Assis marcar o gol da vitória e que viria a ser o gol do título.

Incrivel, segundos antes, Flamengo atacava para fazer o gol que eliminaria o Flu. Segundos depois, o Flu faria o gol do título.

Não está satisfeito?

Virada em 1985 contra o Bangu no segundo tempo selando o tri carioca.

Gol de barriga do Renato em 1995 no final do jogo dando o título após 10 anos de jejum, no centenário do clube de remo da Gávea e com o melhor do mundo no time deles.

Em 2005, gol do título no ultimo minuto numa cabeçada de costas do zagueiro Antônio Carlos.

Gol do Washington contra o São Paulo em 2008.

A fuga épica do rebaixamento em 2009 quando todos já nos davam como rebaixados, assim como em 2003, 2006 e 2008. E por aí vai.

São anos e anos de provas de superação. Muitas provas de que quando tudo é dado como perdido o clube se supera.

Quer superação maior que um clube rebaixado pra terceira divisão ganhar em até 13 anos depois mais três títulos nacionais? Pois é!

Não percam a fé no clube e sua história.

Não entreguem os pontos.

Não acabou e nem acabará domingo.

Sairemos dessa!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Prezado (a) leitor (a), é sempre uma honra a tua presença aqui, bem como os comentários que podem ser tanto elogiosos quanto críticos ou divergentes – tudo altamente salutar. Contudo, atendendo aos procedimentos estabelecidos no PANORAMA em prol da excelência literária que marca este sítio, não serão publicados comentários ofensivos ou lesivos à imagem de terceiros sob qualquer espécie. O mesmo vale para comentários em caixa-alta. Os cronistas respondem juridicamente por suas publicações. Divergência nada tem a ver com estupidez e grosseria. Muito obrigado. 

10 Comments

  1. Que acha que impossivel existe,não conhece o Fluminense.
    Saudações Tricolor!

  2. Estou muito confiante. Não é apenas otimismo, é pressentimento. E também não é da boca pra fora, vem dentro da minha alma. Vamos conseguir mais uma vez.

  3. Ainda há esperança. Até agora, o Coritiba venceu apenas 01 (uma) partida fora de casa (Grêmio). O Vasco só venceu 03 (três), e foram clubes que estão no Z4 (Fluminense, Coritiba e Náutico). O Atlético PR só perdeu 01 (uma) partida em casa. Já o São Paulo perdeu 07 (sete), mas sendo seis naquele período em que estavam disputando rebaixamento. Depois, se acertou. Tenhamos FÉ, vai dar certo!

  4. Eu acredito até o fim, contudo já me preparei psicologicamente para o pior. Vou continuar torcendo e vendo os jogos do Flu sem nenhum problema mesmo na segunda divisão, vi os da terceira e não vai ser agora que vou deixar de ver e acreditar. Segunda divisão não é assim tão ruim, perguntem a torcida do Palmeiras, aposto que todos estão felizes por lá!

    S.T

    1. Se cairmos, azar da série A! Passaremos de passagem pela B!

  5. Título estadual de 1976 também no último minuto da prorrogação.

    Classificação histórica da Libertadores de 2011, ganhando de 4×2 na Argentina no final do jogo.

    E por aí vai…

  6. Não querendo ser chato, mas uma questão: pelo que pesquisei, nosso querido Canhota estava no São Paulo em 1971.

    Grande abraço e parabéns pelo texto.

Comments are closed.