A fila e o Abel (por Marcelo Vivone)

Olimpia-Fluminense-Foto-Ricardo-AyresPhotocamera_LANIMA20130530_0081_26

Iremos permanecer pelo menos mais um ano na incômoda fila do título da Libertadores.

Diferente dos outros anos, principalmente 2008, meu sentimento de dor é bem menor. O motivo é simples: apesar de torcer demais pela conquista da América já em 2013, é muito claro que o as atuações do time não nos fazem merecedores de vencer qualquer que seja o troféu em disputa, seja do carioca, brasileiro ou Libertadores.

Fomos prejudicados pelo juiz? Até acho que sim, como já havíamos sido em todas as fases anteriores e em todos os outros anos. Mas essa já não pode ser mais a desculpa de um clube com a tarimba que tem hoje o Fluminense nessa competição. Com a experiência adquirida em seguidas disputas, ano após ano, todos no clube têm que estar preparados para todo o tipo de baixaria que acontece nesse torneio.

Se o Fluminense realmente almeja conquistar a América algum dia, é preciso que seja feito muito mais do que foi feito esse ano. Diretoria, comissão técnica e jogadores precisam dar aquele chamado algo a mais, trabalhar 110% em busca desse objetivo, que tenho certeza ser o maior anseio de todos os tricolores.

—————-

Fora Abel? Sim e não. Sim, porque quem acompanha as minhas colunas sabe que eu não sou fã do nosso treinador e o time ainda não se encontrou em 2013. Reconheço todas as suas qualidades: seu caráter, seu sangue tricolor, seu perfil agregador e outros. Mas, por outro lado, não é de hoje que critico algumas de suas escolhas e a total falta de padrão de jogo do time.

Sobre as escolhas do Abel, como não criticar (o que tenho feito pouco, por puro cansaço de fazê-lo repetidamente) opções por jogadores como Anderson, Gum, Leandro Eusébio, Edinho, Diguinho, Fábio Braga e Bruno? Como acreditar com franqueza na conquista de um título como a Libertadores com vários desses jogadores sendo titulares ou frequentando as partidas?

Outro ponto muito negativo é a total falta de padrão tático da equipe. Se é que algum torcedor ainda tinha dificuldade de enxergar essa nossa grande deficiência, os 2 jogos contra o Olímpia devem ter servido para elucidar os fatos.

Nosso time simplesmente não consegue jogar contra um time fechado. Só para citar alguns problemas, não há virada rápida de jogo, não há infiltração por trás dos cabeças de área e zagueiros adversários e o time é quase capenga da perna direita, pois seu lateral por esse lado não sabe apoiar. Além, é claro, da deprimente presença do Edinho em campo, jogador que atrapalha a nossa saída de bola e não consegue proporcionar ao time uma transição rápida e de qualidade entre a defesa e o ataque e que não tem a mínima condição de funcionar como um elemento surpresa na frente, opção tão importante no futebol atual para furar bloqueios adversários. Nosso time tem muito pouca, ou nenhuma, mobilidade.

Temos ainda uma defesa muito fraca e que já vem há muito tempo entregando a rapadura em momentos decisivos. No jogo de quarta foi o Digão que inocentemente se embolou com o jogador adversário dentro da nossa área, mas em outros jogos já foi o Gum (só para citar 2 jogos entre vários outros: São Paulo no brasileiro do ano passado e Vasco no Carioca desse ano) ou o Eusébio (para esse é melhor nem citar ocorrências) ou o Anderson (idem).

Assim, minha preferência hoje, como já era desde a pré-temporada de 2013, é que a diretoria tome uma posição firme e troque o treinador. Acho que a relação vitoriosa entre o clube e o Abel nesses 1,5 anos já está de bom tamanho. É natural que ciclos cheguem ao fim. Mas, por favor, nada de Renato Gaúcho ou Vanderlei Luxemburgo! Reconheço que o fato que pesa contra essa mudança é a falta de boas opções no mercado. Mas a diretoria está aí para resolver esse problema.

Não concordo com o “Fora Abel” por, como já falado anteriormente, reconhecer todas as qualidades do nosso treinador e todo o serviço que ele tem prestado ao clube. Ano passado fomos campeões brasileiro e carioca sob o seu comando. Em 2011, a sua chegada foi fundamental para termos terminado o brasileiro em 3º lugar. Sua personalidade foi fundamental naquele momento para unir um grupo de jogadores que estava em guerra.

Acho sim que a troca deve ser feita agora no período de paralisação por conta da Copa das Confederações, mas diretoria e torcida devem respeito ao Abel. E acho também que a troca seria boa até para o Abel respirar novos ares e buscar novas conquistas em outro clube.

—————-

O planejamento para o ano sempre referido como de alto padrão por Rodrigo Caetano e Abel não deu certo. Perdemos os 2 campeonatos disputados até aqui e inúmeras contusões têm ocorrido desde a pré-temporada. Outro ponto falho foram as contratações feitas para 2013.
Foram escolhas muito ruins e que em muito pouco têm acrescentado ao time. Exceção feita ao Rhayner, mas que mesmo assim é somente um jogador muito esforçado.

Estamos no início da disputa do brasileiro e as correções têm que ser feitas com muita urgência para que possamos comemorar o penta em dezembro. Caso a opção da diretoria seja pela continuidade do Abel, a gente já sabe que pouca coisa vai mudar. Nesse caso, o time precisa reencontrar pelo menos o padrão de jogo do ano passado. Se não era um futebol de alto padrão, pelo menos era eficiente e nos levou à conquista do tetra.

É preciso que diretoria e Unimed tenham finalmente enxergado que o elenco e o time precisam sim de reforços. Pelo menos um zagueiro de muita qualidade e de preferência a contratação de um segundo, além de um meia para o lugar do Deco, que parece mesmo ter chegado ao seu ocaso nesse ano de 2013. Seria muito bom também a vinda de um lateral direito para ser titular.

—————-

Quando o melhor jogador disparado do time é o Rhayner e o Fred não é visto em campo em 180 minutos de jogo contra o time paraguaio, é por que, no mínimo, alguma coisa não está correta na forma do time jogar.

—————-

A cidade de Munique hoje respira aliviada.

Marcelo Vivone

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: www.br.esporteinterativo.yahoo.com

ANUNCIO 1995

23 Comments

  1. Perfeito, Vivone ! Temos que aproveitar que o Dourival Jr. está de bobeira e é um dos melhores que temos atualmente. O pior é ouvir da diretoria que o Flu não vai contratar ninguém. E pior ainda é ler na internet: “Jogador de ‘altissímo nível’ se oferece para o técnico Abel Braga.
    Treinador deu dicas sobre o atleta, citando que o jogador já trabalhou com ele, não está no Brasil e que joga em uma posição que o Fluminense não precisa tanto atualmente”. Preciso comentar ?

  2. Vivone, últimas pinceladas: Eu sou a favor da demissão do Abel. Mas se ele ficar, eu faria alguns testes: Jean na lateral, Edinho na zaga e recuaria o vágner pra cabeça de área.

    E daria um ultimato pro falastrão do Thiago Neves: ou joga bola, ou vai pra PQP!!

    ST.

  3. Assino embaixo, Vivone!

    Você bem sabe que eu também nunca fui fã do Abel como treinador. Concordo que é um cara de caráter e capaz de unir um grupo, mas seus times carecem de padrão tático e jogam invariavelmente na retranca. Não vou nem citar suas preferências no elenco… Já me falaram até que no sul as pessoas dizem que o Inter foi campeão não por causa do Abel, mas apesar dele…

    Abraço

    1. Marcelo Vivone:

      Gugu,

      Há tempos coadunamos das mesmas opiniões sobre o Abel. Mas, enquanto o time conquistava os resultados, a gente ia levando e apoiava, sempre fazendo as críticas q achávamos cabíveis.

      Acontece q esse ano o time está muuuutio abaixo de um mínimo aceitável e o responsável por essa performance rídicula até aqui é o técnico.

      Acho q é a hora da renovação em termos de ideias e, por consequência, do técnico.

  4. Até acho que uma renovação cairia bem, mas limar o Abel é covardia.
    ST

  5. Galera,

    Criticar um trabalho não é falta de respeito. E sim uma manifestação sadia. O Trabalho do Abel não é bom e pronto. E ao meu ver, existem alguns técnicos capazes de fazer melhor que ele. Acho sim, que uma experiência internacional seria muito bem vinda. Nosso futebol está totalmente ultrapassado, vide cara de bund… do Abel depois de ver mais uma eliminação ridícula. Como o NEM pode ter “jogado” os dois jogos. Se o Sobis é o nosso melhor finalizador e artilheiro da temporada, como pôde ter ficano no banco
    ????? Isso para mim é BURRICE cara, não tem nada de esquema tático ou qualquer outro jargão boleiro ai….. É BURRICE demais para uma pessoa só.

    Se a diretoria não tiver discernimento e não mudar, esse ano pode ainda ser pior. Depois reclamam que a torcida ta afastada do estádio. Ir lá é certeza de passar raiva.

    ST

    1. Davi,

      Concordo com vc e vou além, a crítica qdo feita com consciência e no intuito de contribuir para o crescimento é fundamental.

      No caso do Abel, só discordo de pichação de muro com um ‘Fora Abel’.

      Gostaria de ver a troca de técnico nesse momento, até por tudo q vc escreveu. Mas acho q deveria ser com uma mudança com respeito por parte da diretoria e da torcida.

      Uma coisa é trocar um técnico da estirpe de um Abel, outra seria demitir uma pessoa com o pouco caráter de im Luxemburgo.

      Claro q é somente uma opinião.

  6. Caro Vivone,

    Pra mim, é fora Abel!

    Pro seu lugar, eu tentaria a contratação do Marcelo Bielsa, que está
    deixando o Atletic Bilbao.

    ST.

    1. Marcelo Vivone:

      Fabrício,

      Ok. Nossas opiniões para a questão Abel são iguais no conteúdo, mas distintas na forma.

      El locco Bielsa seria uma boa? Não tenho opinião definitiva a respeito.

  7. Realmente Abel Braga não dá mais… Tomara que a diretoria não insista nesse pesadelo e consiga achar alguém mais inteligente para botar ordem na casa.

    ST!!

    1. Marcelo Vivone:

      Marleci,

      Os nomes são raros, se é que existem, mas como escrevi, o problema de encontrar o nome certo é da diretoria.

  8. Fala serio Caldeira! Agora vai ficar com esse papinho de perdedor? Vivone, show de bola. To de saco cheio desses tricolores super otimistas.Pior do que o pessimista é o super otimista, q tá cheio por aqui. Por mais q meu coração se esforçasse não acreditei em nenhum momento q iríamos ganhar essa libertadores com o abel. Acho sim, q td é culpa dele. Quem pede contratações e escala time é ele. FOOOOOOOOOOORA ABEL SIIIIIIMMMMMMM. Imediatamente, ainda temos meio ano pra recuperar… E vamos parar com essa soberba irracional, pois se continuar desse jeito nem esse campeonatozinho como disse o outro aí vamos disputar ano q vem.

    1. Marcelo Vivone:

      Davi,

      Só acho que todos deveriam respeitar o Abel. É um cara de caráter, íntegro e que é tricolor de coração. O Fora Abel eu acho muito forte e a pichação da sede uma coisa descabida.

      Acho sim que o Flu e até ele precisam respirar novos ares.

    2. Não tem soberba nenhuma! Já disse que quero ganhar este campeonato. Mas, está provado que é um campeonato de várzea supervalorizado por aqui!

      A veçha mania do torcedor brasileiro querer achar um bode expiatório para as derrotas. Futebol são 11 contra 11. Méritos pros caras que fizeram a puta retranca e se deram bem e pro juizinho que arrumou aquele penalti!

      O resto é histeria coletiva!

      Te vejo, domingo, em Macaé!

      1. Marcelo Vivone:

        Discordo.

        Não estou achando bode expiatório algum. É fato que o time não entrou em campo ainda esse ano. Não há esquema tático e o técnico nunca vai deixar de escalar o Edinho, continua apostando no Bruno e foi ele quem propagou durante toda a pré-temporada que os zagueiros que temos são ótimos etc. Taí, fomos mais uma vez eliminados do principal torneio que disputamos, queira ou não queira é sim o principal torneio, por falhas individuais. É zagueiro se embolando dentro da área com o adversário e proporcionando a chance dos juízes marcarem contra a gente, é pixotada do Edinho (home de confiança do técnico) e por aí vai. Enumerar os erros do ano fica até enfadonho.

        O que você chama de histeria para mim é crítica de quem consegue enxergar o jogo e as falhas.

      2. Pior que querer achar bode expiatório, é desmerecer um campeonato por termos sido eliminados.

  9. Nós precisamos de um craque na defesa que sabe sair jogando!

    1. Marcelo Vivone:

      Willer,

      Em termos de defesa e cabeça de área nós não temos nada. Saída de bola, eficiência na marcação etc.

  10. Temos que parar de supervalorizar esta competição de várzea! Juizada caseira, campos horrorosos e todo o tipo de falcatruas extra campo! Quero ganhá-la? Sim. Apenas isso! Se perder: foda-se!
    Domingo tem jogo pelo Brasileirão!
    #rumoaopenta!

    1. Marcelo Vivone:

      Velho,

      O campeonato é uma merda mesmo, mas quero muito ver o Fluminense campeão. Continua sendo o meu principal objetivo em termos futebolísticos.

Comments are closed.