A batalha e o controlador… (por Mauro Jácome)

…de jogo.

JÁCOME

Sem um, sem dois, sem oito.

No meu ponto de vista, os desfalques para quarta-feira serão Fred, Nem e Thiago Neves.

Fred, além de ser o melhor homem de área do futebol brasileiro, tem a liderança necessária a qualquer time que aspira algo nas disputas. Em parte, sua falta pode ser suprida por Michael, que tem se mostrado um jogador que sabe fazer gols. Fica faltando a outra.Wellington Nem seria o ideal num jogo com as características que deve ter lá “em Grêmio”. Fluminense fechado, aguentando a pressão e partindo em contra-ataques; ninguém melhor do que o Wellington Nem para puxá-los. Se Rhayner tiver condições, deverá ser o escolhido, caso contrário, vamos de Sóbis. O ex-sem-gols tem a vantagem de correr o campo todo e, também, se apresentar à turma da frente. Sóbis, o chute.

O terceiro desfalque é o Thiago Neves. Além dos contra-ataques, a bola aérea é uma boa opção e o TN é o melhor colocador de bolas na área para a turma das alturas. Wagner sabe bater na bola, mas as bolas alçadas pelo camisa 10 são mais contundentes.

Para compensar o excesso de gente de fora, Jean retoma a sua posição. O seu passe é fundamental para a posse de bola. Por falar em Jean, Abel poderia moldá-lo como um controlador de jogo.

Como ainda estou em recuperação da cirurgia no joelho, tenho assistido futebol o dia todo. Uma coisa que tenho reparado é a questão da ligação direta. No futebol brasileiro, essa prática é muito mais utilizada do que nos campos europeus. E por quê? Muitos times de lá optaram por ter um jogador que faz a função de receber a bola da zaga para distribuir o jogo e manter-se sempre perto da bola para ser uma opção de passe. Joga entre as intermediárias. É um jogador com bom passe e ótimo preparo físico. Ao contrário do volante tradicional que, basicamente, faz a destruição das jogadas adversárias, muitas vezes recorrendo às faltas, é um dos jogadores mais qualificados do time. O Bayern tem o Schweinsteiger, o Borussia tem o Gündoğan, o Real Madrid, Xabi Alonso, o Liverpool, Lucas (antes era o Gerrard), Tottenham, o Parker. O Barcelona tem dois – Xavi e Iniesta – que se revezam na função. São jogadores de grande capacidade técnica, mas, acima de tudo, com muita consciência tática. Nunca colocam as mãos na cintura e deixam o circo pegando fogo com os bombeiros em greve.

No elenco do Fluminense, o jogador com mais qualidade para essa função é o Deco. No entanto, por motivos físicos não é possível. Quando está em campo, até tenta controlar o jogo, mas não consegue voltar na velocidade da bola. Então, vejo no Jean qualidades que podem torná-lo, em médio prazo, um bom controlador de jogo. O que mais acho interessante nessa função é que evita o chutão (ou a ligação direta, chiquemente falando) do goleiro ou dos zagueiros na saída de jogo e há transição da defesa para o ataque.

Para os mais antigos, parece até piada, mas, hoje, houve uma inversão de papéis: o jogo brasileiro é muito mais rápido do que o europeu, que é mais cadenciado.

Mauro Jácome

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: Canal Fluminense

4 Comments

  1. perfeito maurao….eu tb ando assistindo muitos jogos e esta nitida essa diferença….

  2. Concordo contigo que esses caras farão falta.
    Mas, de repente, ganhamos um reforço: o ex-jogador Deco não joga!
    Tô no aguardo da crônica de domingo.
    ST4!

  3. Nunca é demais salientar que vitória do Grêmio ou empate é a mesma coisa para os gauchos .
    O Grêmio vencendo ou empatando com o Flu , jogarão no Chile precisando de apenas um empate , agora se perderem terão que vencer o Huachipato fora de casa , portanto não virão pra cima do Flu com tudo , pois vitória ou empate não altera , perdendo sim , jogar precisando vencer fora é complicado .
    Já o Flu se perder vai necessitar da vitória contra o Caracas , em casa . Se empatar jogará pelo empate , se vencer já estará classificado .
    Como diz o velho provérbio : “seguro morreu de velho”.
    O jogo empatará , nenhumdos 2 irão querer correr risco .
    Como disse o próprio Abel , na última entrevista , quando indagado sobre a libertadores já dando pala : “_na libertadores o Flu esta bem , jogamos por 2 empates e o Grêmio também”.

  4. Maurão, bora nessa…Nada do FLU entrar em campo com medo pq está sem seus 4 melhores jogadores. Hora do FLUSÂO mostrar que não é um time de apenas 4 jogadores, o elenco é milionário. Força FLUSÂO!!!!! Pra cima deles!!!!!
    Pra cima, FLUSÃO!!!!! Quero ser Campeão!!!!!!!

Comments are closed.