#50mil (por Marcus Vinicius Caldeira)

mosaico

1

Sim, sou um sonhador.

Um Dom Quixote de la Mancha lutando contra os moinhos de vento e atrás da sua amada Dulcinea del Toboso.

Ou, quem sabe, talvez o Cyrano de Bergerac com seu nariz imenso e sua bela poesia tentando conquistar a amada.

O que é mais belo, a poesia ou a beleza física? Não tenho dúvida, sou um sonhador: a poesia!

Talvez, por ser esse sonhador inveterado sem medo do senso comum ou do que as pessoas vão pensar, é que confesso que acredito que colocaremos cinquenta mil no Maracanã, hoje.

É verdade, nossa torcida é acomodada. Só vai na boa e prefere mil vezes ficar vociferando nas redes sociais ou batendo a cabeça na parede do que ir guerrear com os jogadores e o time.

Mas sou um sonhador: seremos cinquenta mil no Maracanã.

2.

Um ano.

Há exatamente um ano, da mesma forma que os cruzeirense comemoram, hoje, de forma justa, o tricampeonato brasileiro, nós estávamos comemorando o nosso tetracampeonato.

Foi uma festa só! Uma alegria sem tamanho!

Mas o futebol é implacável!

O departamento de futebol do Fluminense esse ano usou e abusou de cometer erros. Não foram poucos, o time campeão virou pó e estamos 14 anos depois de termos saindo do inferno tentando se manter no paraíso.

E logo mais acontece a primeira cartada para tentarmos sair dessa zona, após a diretoria de forma acertada, – embora tardia – ter mandado o Luxemburgo embora.

O astral mudou

Seremos cinquenta mil!

3.

Cinquenta mil não são dez mil como a torcida do Botafogo colocou ontem com o time disputando vaga na Libertadores. Cinquenta mil são cinquenta mil!

Fico imaginando o jogador do Botafogo lutando – e com a possibilidade real de fisgar uma vaga na Libertadores – adentrar o campo e ver aquele mar de lugares vazios.

Deve se perguntar: “Lutar por quem? Pra quem? Eles não acreditam na gente!”

Agora, imaginem o jogador do Fluminense  – que está com a corda no pescoço na iminência de ir ao inferno e, ao sair do vestiário e entrar no campo, se depara com cinquenta mil tricolores numa demonstração de confiança que o time pode sair dessa!

Perceberam a nuance?

Acredite: você pode fazer a diferença.

Epílogo

Exceto o resultado do jogo do Criciúma, os demais resultados foram bons. Sim, o Botafogo podia ter ganho da Portuguesa. Mas é o Botafogo né?

Hoje à noite, se o Santos ganhar do Bahia na Vila Belmiro e nós ganharmos do Náutico, já estaremos fora da zona maldita.

Não há o que temer e nem achar que não vai dar.

O ano de 2009 já mostrou que o impossível não existe para gente.

Vejo você no Maracanã.

Seremos cinquenta mil!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Prezado (a) leitor (a), é sempre uma honra a tua presença aqui, bem como os comentários que podem ser tanto elogiosos quanto críticos ou divergentes – tudo altamente salutar. Contudo, atendendo aos procedimentos estabelecidos no PANORAMA em prol da excelência literária que marca este sítio, não serão publicados comentários ofensivos ou lesivos à imagem de terceiros sob qualquer espécie. O mesmo vale para comentários em caixa-alta. Os cronistas respondem juridicamente por suas publicações. Divergência nada tem a ver com estupidez e grosseria. Muito obrigado.

DR PEQUENO
1995 PEQUENO

2 Comments

  1. Nos tempos que vivi pela Mantiqueira aprendi que mineiro não briga, dissscounta…

    Nos vemos por lá Caldeira!

    No mais, agora é dor no rival! Meu caro treinador, me pareces um camarada do bem, sede bem vindo ao FFC.

    Ganhe as cinco restantes e feliz 2014 conosco, aproveite o momento, e mande um CHUPA bem grande para seus algozes, é sua hora, dor no rival!

    ST

    *** Service disabled. Check access key in CleanTalk plugin options. Request number 9b1ac5f152f7e35b4c71cffa307f31a0. Antispam…

Comments are closed.