2013 promete (por Luis Brito)

Vai ser dada a largada. A temporada 2013 começa para todos os clubes do Rio de Janeiro neste sábado (19). O Campeonato Carioca deixou de ser charmoso e passou a ser “torneio preparatório” para muitos clubes; não será diferente para o Fluminense. É lógico que o Abel Braga não vai largar de mão e deixar de tentar conquistar o torneio, até por que o comandante sabe que a sua equipe e suplentes podem surpreender e erguer o troféu, assim como aconteceu em 2012, levando um misto em jogos tecnicamente fáceis e colocando força máxima em outros jogos como os clássicos e o mata-mata.

O Fluminense, como em qualquer outra competição, entra no Carioca para vencer, mas pensando em não cometer os erros do passado, onde prejudicou o elenco com lesões em jogos que não tinham necessidade da entrada de jogadores com alto risco de ficarem de fora das próximas partidas, como nos casos de Deco, Fred e Sóbis, vide ano passado – (No segundo jogo da final do estadual o Flu entrou com Deco e Fred, os jogadores se lesionaram e não enfrentaram o Boca Juniors pelas quartas de finais da Libertadores no Engenhão –  o final você já sabe) – mas o planejamento já foi feito e Abel, junto à sua comissão, está trabalhando para montar DUAS equipes ao longo do ano, é isso mesmo DUAS equipes, pois o tricolor conta com quatro importantes competições e sabe que tem elenco e condições de vencer todas as quatro (podendo aumentar para cinco se vencer a Libertadores e disputar o Mundial), mas precisa ter o equilíbrio, que é essa mistura de equipes e jogadores experientes. Isso no Fluminense sobra.

Começando pelo Carioca, o Flu vem forte com a sua segunda equipe, onde conta com jogadores como Wellington Silva, Valencia, Digão, Sóbis, Wagner entre outros que são de grande qualidade e se encaixam em qualquer equipe do Brasil. Com esse planejamento, a comissão técnica seguirá firme para a conquista do inédito título da Copa Libertadores, com os seus principais jogadores do elenco e possivelmente alguns reforços. Se tudo correr bem, o Fluminense ainda jogará outras três competições, – considerando que o Flu vença a Libertadores teremos o mundial em dezembro no Marrocos.

As outras duas competições são em nível nacional altíssimo, uma delas foi conquistada duas vezes nas últimas três edições (2010 e 2012) – o Campeonato Brasileiro 2013; em contrapartida o clube também terá pela frente uma competição que também já conquistou em 2007 e já foi duas vezes vice-campeão (1992 e 2005), a Copa do Brasil – ela mesmo caro torcedor, não estranhe, pois nos desacostumamos a competir nesse torneio, mas ele será disputado por inúmeros clubes do Brasil a partir desse ano.

Então torcedor, vamos ter paciência, pois o Fluminense junto com o excelente elenco e sua comissão técnica tem condições reais de ganhar pelo menos duas competições (estou sendo bom, penso em três conquistas) no ano de 2013. O clube das Laranjeiras terá forte concorrência de Santos, Corinthians e Atlético-MG, correndo por fora Cruzeiro e São Paulo.

É isso, 2013 chegando e o Fluminense lutando para manter os seus torcedores com os sorrisos vistos e o orgulho pelas ruas do Rio de Janeiro e no mundo.

Luis Brito

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @datluis

Contato: Vitor Franklin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres