101 anos de Fla-Flu – V (por Mauro Jácome)

FRED NO AR

2012 – Fluminense 1 x 0 Flamengo – Comemoração do Centenário do Clássico – Fred

Há tempos não temos um Fla x Flu que carregue a importância das decisões. O Clássico das Multidões está sem a sua multidão. Mesmo assim, em 2012, um Fla x Flu foi diferente. Era o jogo que comemorava o centenário do clássico. Foi uma semana que resgatou um pouco do glamour do clássico. Até a fria TV Globo tratou-o de forma especial. Depois de muito tempo sem transmitir um jogo entre clubes brasileiros, Galvão Bueno foi para a festa. Assim foi a narração do locutor: “Insiste o Fluminense. Lá vem o Flu. Cruzamento para a área, Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool dooooooooooooooo Flumineeeeense. Frrreeeeed é o nome dele. O arrrrrtilheiro, capitão do time, o jogadorrrrr mais famoso desse Fluminense. Da bola que veio da direita, ele se antecipa ao Gonzalez…”.

Como não poderia deixar de trazer o tom do rádio, quem deu o show na transmissão foi o Garotão da Galera, Luiz Penido:

“Colocados Deco e Thiago Neves. Um deles para bater. O juiz autorizou. Thiago Neves partiu, apontou, lá vai a bomba, de canhota, na barreira, volta para ele, ergue na área, bate na defesa, volta para Anderson, reboteia, bota no chão, vira para Thiago Neves, driblou o primeiro, centrou, Fred, emendou, guardou. GooooooooooooOOOOOOOOOOOOOOOOOOOoooooooooooooooooooooooooooooool do Flumineeeeeeeeeeeeeeeeeense. É do nosso tricolor. Fred. Erguida a bola, ele ficou na espreita, aguardando os acontecimentos, como inteligentemente sabe, se posicionou. Era o homem certo, na hora certa, no lugar certo. De pé direito, empurrou para a rede, abrindo o placar. Fred fortalece a massa, abre o placar do Fla x Flu do centenário. Rala, rala, rala, rala, rala, rala, Mengão, barato bom, barato bom é do Fluzão. O coro come no Engenhão, no Fla x Flu do centenário, e o placar diz: Fluminenseeeeeee. Fluminense 1, Fred número 9. Flamengooooo. Zeroooooooooo”.

Interessante o fechamento da matéria sobre o clássico feita pelo jornal O Lance!, no dia 08/07/2012: “E então, ao apito final do árbitro, como já disse, em “O Profeta Tricolor”, o jornalista e torcedor do Fluminense, Nelson Rodrigues: O Flamengo não empatou mais. Nunca mais.”.

“O jogo foi de festa desde o começo! Teve preliminar, festa, craques do passado e artistas. E, para nós tricolores, graças ao nosso ídolo Fred, terminou com festa, também. O gol foi bem ao estilo do nosso artilheiro. O posicionamento perfeito, assim como a finalização. Trouxe uma vitória ao estilo do Fluminense. Em cima do nosso maior rival e freguês em jogos decisivos, e com sofrimento até o final. Muita alegria em um Fla x Flu histórico. 100 anos depois do primeiro clássico, nós pudemos ver de perto a história continuar a ser escrita.” – Hugo Jácome – filho e herdeiro dessa paixão chamada Fluminense.

“Esse jogo foi muito legal, pois festejou o centenário do Fla-Flu. Lembro-me da bandinha perfilada antes de começar o jogo para cantar os hinos dos clubes e este fato me remeteu ao Fla-Flu do gol de barriga. Antes, uma preliminar com os veteranos de ambos os times e com vitória, claro do Flu. Sobre o gol: bela jogada de Thiago Neves que cruzou para o matador de primeira tirar do goleiro. Noite inesquecível!”. – Marcus Vinícius Caldeira – colunista do Panorama Tricolor.
2012 – Fluminense 1 x 0 Flamengo – Fred

2012 foi um ano de dois Fla x Flus memoráveis. O primeiro, do centenário. Depois, um clássico decidido por um golaço de Fred. O artilheiro deu um voleio fantástico, colocando a bola bem no canto do goleiro rubro-negro Felipe.

Naquele dia, fiz uma crônica sobre o jogo. Além da plástica do gol do Fred, há que se destacar o cruzamento de Deco. Não foi um lançamento normal para a área. A bola flutuou em direção à marca do pênalti. Pareceu que passaram a semana inteira treinando aquela jogada: “Deco faz um lançamento magistral que só os maestros conseguem. Enquanto a bola viajava, dois jogadores faziam a parede para que Fred se soltasse do bolo e ficasse sozinho para voar e acertar um voleio que o Engenhão está se acostumando a ver. A torcida tricolor não gosta muito do estádio, mas o Fred, a cada atuação lá, deixa uma placa com gols antológicos.” – minha coluna Para todos os gostos, de 01/10/2012.

Luiz Carlos Junior, SPORTV, narrou assim o gol: “Deco faz o cruzamento. Fred bonito! Goooooooooooooooooooooooooool. É do Fluminense, é golaço de Fred. Fred. Um para o Fluminense, zero para o Flamengo. Um lindo gol de Fred. Deco com estilo. Fred bonito. Artilheiro do campeonato com 13 gols. Com estilo, com precisão, com categoria. Fred. Um pro Fluminense, zero para o Flamengo. Um golaço de Fred.”.

No rádio, Luiz Penido deu o tom vibrante para um gol espetacular: “…de novo, agora, para Deco. Ele recolheu pela ponta-direita, botou no terreno, tentou no ataque, meteu bola comprida, Wellington Nem, penetrou, o goleiro saiu, ele meteu por cobertura, a bola vai descaindo, descaindo, vem o Fred, saaaaaalva a defesa do Mengão. Sufoco, sufoco, bicho. (…) Thiago Neves bate curtinho pro Deco, cruza na boca do gol, Fred emendou, guardooooooooooooooooooouuuuu. Goooooooooooooooool do Fluminense, do nosso tricolor. Fred, Fred, Fred. Mengão, o Fred vai te pegar, já te pegou. 18 do primeiro tempo. Voleio da fera, voleio do artilheiro do campeonato. Botou no cantinho, no cantíssimo. Indefensável. Fred. Esse é o homem. Fred fortalece a massa. Fred camisa número 9. Vibra a galera do Fluzão com emoção de montão. Vibra a galera do Flu no Brasil inteiro. Rala, rala, rala, rala, Mengão. Barato bom, barato bom é do Fluzão. O coro come no Engenhão e o placar diz: Fluminenseeee. Fluminense tem Fred, né? Fluminense 1. Flamengoooo zeroooooo.”

“Golaço entre os golaços do maior camisa nove do planeta na atualidade. Primeiro um cruzamento magistral do Deco, sem peso, perfeito. Fred dá um voleio de antes da marca do pênalti e a bola vai certeira no canto. Espetáculo!”. – Marcus Vinícius Caldeira – colunista do Panorama Tricolor.

Companheiros tricolores, esses cinco capítulos foram uma pequena homenagem ao clássico mais famoso do país: o Fla x Flu. E nada melhor do que relembrar momentos marcantes que ajudaram a eternizá-lo e, ainda, trazer sentimentos diversos de amigos que viveram, também, esses dez gols.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Revisão preliminar: Rosa Jácome

3 Comments

Comments are closed.