Especial: Mário Bittencourt deve renunciar?

Convidamos alguns dos nossos colaboradores e colegas a responder, com devida justificativa, à seguinte pergunta: o presidente Mário Bittencourt deve renunciar à presidência do Fluminense?

1) ROBERTINHO SILVA. Jornalista, colaborador do sistema PANORAMA LARANJAL

Sim. Deve renunciar. Pelo bem do clube. Os títulos em campo ajudaram a maquiar a situação administrativa do clube, que já era caótica e conseguiu piorar drasticamente.

2) RAFAEL BOSISIO. Professor, jornalista, Dicaldas Futebol Raiz e colaborador do sistema PANORAMA LARANJAL

O presidente Mário Bittencourt deveria renunciar sim, pois é de sua responsabilidade a temporada pífia feita pelo time, com contratações, apostas equivocadas, altos gastos e ignorando a base. Temporada essa que ainda pode culminar com um humilhante rebaixamento do time para a série B.

3) EDGARD FC. Presidente da Federação Carioca de Rugby, colaborador do sistema PANORAMA LARANJAL

Deveria ter a hombridade de renunciar ou antecipar as eleições, assim como pressionaram para que Pedro Abad fizesse em 2019.

O principal motivo é porque Mário não reúne capacidade de gerir o Fluminense, aliado ao vívido conflito de interesses em relação a contratos de jogadores, suporte jurídico, além de demonstrar ser CEO de uma possível SAF.

4) THIAGO MUNIZ. Publicitário e colaborador do sistema PANORAMA LARANJAL

Sim, ele deve renunciar.

Nunca fez uma gestão com a transparência necessária, não valoriza as divisões de base, proporcionou o abismo financeiro sem nenhuma gestão fiscal, não dá espaço para um embate político e ignora completamente opiniões contrárias democráticas.

5) FLAVIO SOUZA. TI Manager, colaborador do sistema PANORAMA LARANJAL

Sim, deve renunciar. Além de acumular o cargo de diretor de futebol indevidamente, fez contratações bizarras queimando os recursos limitados do clube, tem relacionamentos inadequados com jogadores do elenco e com sua incompetência está expondo o Fluminense ao ridículo e a mais um rebaixamento, já muito provável.

O presidente anterior antecipou sua saída por muito menos.

6) TARCISO TERTULIANO PAIXÃO. Bibliotecário e escritor, colaborador do sistema PANORAMA LARANJAL

Senhor Princenete, depois de muito refletir sobre todas as manifestações de vários extratos da torcida tricolor sobre o desempenho do time nesta reta final do Campeonato Brasileiro, sobre as atuações dos jogadores, sobre as posições dos “influencers”, sobre as notícias relativas a transformação do clube em SAF, cheguei a uma conclusão muito simples para a solução de 99% dos problemas que hoje envolvem o Fluminense: a sua renúncia.

Somente com a sua renúncia o Fluminense poderá respirar novos ares e tentar sua recuperação em paz.

Com todo respeito, de todos os problemas que assolam o nosso Tricolor, a tua empáfia, a tua arrogância e a tua certeza de infalibilidade, são os piores.

Faça um favor ao Fluminense: peça para ir se aliviar e saia.

7) JOCEMAR BARROS. Engenheiro, poeta, colaborador do sistema PANORAMA LARANJAL.

Sim. Pode conseguir o feito inédito de rebaixar um time Campeão da Libertadores no ano seguinte à conquista.

8) PAULO-ROBERTO ANDEL. Escritor, estatístico, editor do PANORAMA TRICOLOR

A atual gestão sempre foi frágil em termos de administração financeira e resultados esportivos – 2023 foi um ponto fora da curva. O atual presidente já esteve como dirigente nas campanhas moribundas de 2013, 2915, 2919 e agora em 2024. O regime é presidencialista e personalista ao extremo. O presidente não promove diálogo, só conversa com bajuladores e espirra empáfia a todo momento. Quem procura, acha. Já deu.

9) ANTONIO GONZALEZ. Analista político, Frente Ampla Tricolor.

Deve renunciar sim.

Por quê? Porque o tempo dele passou, tanto como profissional, tanto como dirigente. O desgaste é nítido e a clarividência (vide os rios de dinheiro gastos esse ano com contratações sem qualidade) já não existe.

Antes se dizia que o treinador perdeu o vestiário… hoje podemos dizer que o Presidente perdeu o grupo de WhatsApp.

10) ANDRÉ HORTA. Gestor institucional, profissional do futebol, colaborador do sistema PANORAMA LARANJAL

Sim. Porque desde que assumiu o comando do clube, atuou como um imperador. Só ele decide, só ele executa, só ele sabe…. Nunca aceitou ajuda, nunca teve postura de presidente, nunca aparece nas horas complicadas para dar satisfação à torcida.

Com extrema arrogância e com um conselho deliberativo e fiscal inoperante, omisso e irresponsável fez o que quis.

Nunca entrou tanto dinheiro e nunca se gastou tão mal.

Até balanço positivo com dinheiro que entraria anos depois fizeram. Teve cheque em branco à vontade para brincar de futebol. Levou à casa do R$ 1 Bilhão a dívida do clube. Pode rebaixar o Fluminense após um ano da conquista da Libertadores.

Sim, renuncie, presidente.

11) FÁBIO CÔRTES. Administrador, ex-conselheiro, colaborador do sistema PANORAMA LARANJAL

Deve renunciar! O descalabro financeiro do clube, claramente demonstrado pelo demonstrativo do biênio 2022/2023, somado à catastrófica gestão do futebol (contratações erradas e planejamento inconsistente), levam a Instituição a esta vexatória situação, que deve ser superada por pessoas capazes, de todas as áreas, longe do exercício imperial do poder visto hoje.

12) WAGNER AIETA. Comerciante, Canal Flunews.

Sim, deve renunciar ou antecipar a eleição pela péssima gestão, falta de comando no futebol onde ele assumiu a VP, perdeu o rumo e, quando bateu o desespero, quer enfiar goela abaixo uma SAF.

(EM ATUALIZAÇÃO)

1 Comments

  1. Sim. Acompanho o Fluminense desde 1973 e, de todos os Presidentes que vi, Mário Bittencourt é o mais nocivo para a instituição, especialmente pelo conflito de interesses. Alguém em sã consciência avaliaria “apenas” como incompetência a entrega semigratuita (ou gratuita) de dezenas de jovens promissores e a constante aquisição de jogadores em final de carreira, com histórico de lesões, a preço de ouro? Administração sem transparência, totalitária e desastrosa. O Fluminense “vendido” nas Coletivas fantasiosas, com perguntas predefinidas, só existe na cabeça do Príncipe de Nárnia.
    Já deveria ter sofrido Impechment, pelos crimes de reponsabilidade que cometeu, mas o Conselho Deliberativo, ao invés de Guardião do Estatuto, é apenas uma instância legitimadora das suas ações criminosas.

Comments are closed.