Vasco 4 x 2 Fluminense (da Redação)

Num jogo de muita disputa física e debate tático, o Vasco prevaleceu no marcador e venceu o primeiro tempo do clássico no Estádio Nilton Santos.

O Fluminense, muito marcado pelos vascaínos, pouco produziu em termos de criatividade e troca de passes. Aos 23 minutos, o Vasco marcou 1 a 0 com um golaço de Praxedes de cabeça, depois de Rossi ter deixado Marcelo no chão, melhor dizendo, caído no já famoso tapetinho. Antes, a bola tinha vindo de Paulinho. Curiosamente, um gol vascaíno tramado por três jogadores formados em Xerém. Antes de sofrer o tento inicial, o Flu tinha perdido uma boa chance. Quem não faz, leva.

Arias, contundido, cedeu lugar a Lima. O Flu saiu prejudicado na troca. No fim da primeira etapa, John Kennedy poderia ter empatado mas acertou a trave.

No segundo tempo o Fluminense fez a chamada alteração de sempre, sacando Marlon por Martinelli e recuando André para a zaga. De saída, Marcelo empatou num chutaço aos 40 segundos. Em seguida a resposta: gol de Vegetti de cabeça para o Vasco aos cinco minutos, bola no ângulo. O clássico parecia pegar fogo, com o Flu nem tendo tempo de saborear sua reação inicial, mas nem esperou muito: aos 10 minutos Lima igualou o placar, depois do cruzamento de Guga e um belo passe do soberano André. Tudo igual de novo, num segundo tempo eletrizante.

A seguir o jogo continuou movimentado, mas sem a efervescência do começo. No Flu, saiu Alexsander para a entrada de Daniel.

Aos 29 minutos o Vasco marcou 3 a 2: André bobeou ao tentar recuar para Fábio, a bola bateu em Guga e sobrou. Gabriel Pec arrancou e tocou na saída de Fábio, reabilitando a vantagem vascaína no placar.

Buscando gás novo, o Flu tentou mudar o jogo no vigor físico, colocando Yony Gonzalez e Diogo Barbosa, saindo Marcelo e Guga. Não deu tempo para o sprint final: Gabriel Pec fez o quarto gol depois de passe de Vegetti, estabelecendo números finais para o jogo. Com o resultado, o Cruz-maltino se fortalece para fugir do rebaixamento, enquanto o Tricolor praticamente se despede do Campeonato Brasileiro.

##########

VASCO 4 X 2 FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 16 de setembro de 2023, às 16h
Árbitro: Raphael Claus (FIFA / SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA / SP) e Neuza Ines Back (FIFA / SP)
VAR: Daiane Muniz (FIFA / SP)

Cartões amarelos: Vegetti, Puma, Gabriel Pec, Zé Gabriel (VAS); Marlon (FLU)
Gols: Praxedes, do Vasco, aos 22’/1ºT; Marcelo, do Fluminense, 1’/2ºT; Vegetti, do Vasco, aos 4’/2ºT; Lima, do Fluminense, aos 10’/2ºT; Gabriel Pec, do Vasco, aos 29’/2ºT e aos 39’/2ºT

Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Maicon, Léo (Zé Vitor) e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes (Matheus Carvalho), Paulinho e Marlon Gomes (Payet); Vegetti (Barros) e Rossi (Gabriel Pec). Técnico: Ramón Díaz

Fluminense: Fábio; Guga (Yony González), Nino, Marlon (Martinelli) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Alexsander (Daniel) e Arias (Lima); Keno, Cano e John Kennedy. Técnico: Interino