Todo cuidado é pouco! (por Márcio Machado)

Advirto antes que aqui não se avaliará politica partidária. A democracia é feita de escolhas que afetam tudo na vida, inclusive o futebol, e que eu nem gosto de teorias da conspiração, mas este ano está muito propício às mesmas nas competições da Commebol.

O Atlético Paranaense, clube comandado por Mário Celso Petraglia desde os anos 1990, apesar de certo ambiente autocrático gosta de vender uma imagem de modernidade, principalmente administrativa e de oposição à CBF, o que não impediu o estádio deles de ser sede de Copa do Mundo, o que facilitou financiar a sua reforma mesmo sem recursos públicos.

Por outro lado o CAP vem tentando se associar ao presidente da república recém eleito, com mal disfarçadas propagandas nas duas rodadas próximas aos turnos eleitorais e patrocínios de empresas próximas a ele. A tentativa me parece clara de tentar subir na escala de poder dentro do futebol com a mudança do governo.

Isso não deveria interferir tanto numa competição internacional, mas depois dessa diretoria da CBF votar em desacordo com as outras federações para a sede da copa de 2026, o fato é que os times brasileiros foram muito prejudicados. O tão incensado VAR ajudou muito… aos argentinos, especialmente na Libertadores, que me pareceu marcada desde o início para ter essa final e distrair aquele país de sua profunda crise econômica.

De todo modo, o pênalti escandaloso dado contra eles no domingo passado ajuda-os a montarem a tese de “sou oposição aos dirigentes aqui e posso ser a reposição que vocês buscam”. O técnico deles capricha e diz que só pela ‘Sula’ pode chegar a Lisboa, e que pelo Brasileiro não o deixam – algo que não me parece ser verdade. O desempenho bipolar deles em campo tem muito a ver a jogarem em grama sintética, e também pela qualidade só razoável do elenco.

Por isso mesmo, a decisão desta quarta-feira entre Fluminense e Atlético Paranaense é um confronto sem favoritismo – aliás perfeitamente ganhável por nós. O que nos cabe é ficar plenamente atentos aos bastidores, muito atentos.

Espero não estar pedindo demais dessa diretoria.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Comentário