Tabela Planejada: 10a. rodada (por Marcus Vinicius Caldeira)

Todo ano, faço a minha tabela planejada para mensurar perspectivas de título, Libertadores e fuga do rebaixamento. Tento ser o mais conservador possível e faço baseado no elenco do ano.

Ela consiste em jogo a jogo, dependendo do adversário e fator campo, projetar os pontos a serem obtidos e analisar nossa situação rodada a rodada. Por exemplo, na primeira rodada contra o Santos no Rio de Janeiro, projetei três pontos e eles vieram. Na segunda rodada contra o Atlético Mineiro no Independência, projetei derrota e vencemos, excelente. Se na rodada em questão, estivermos acima dos 100% é porque estamos além das expectativas para Libertadores, se tiver abaixo é porque estamos abaixo da expectativa da Libertadores. Se estivermos nos 100%, estamos na rota.

Azul indica que obtivemos os pontos ou mais pontos do que estimado naquele jogo, e o vermelho que ganhamos menos pontos do que o estimado.

Além disso, analiso rodada a rodada a performance do campeão, do último classificado para a Libertadores e do primeiro fora da zona de rebaixamento para estabelecer as metas.

Na minha planejada terminaremos o ano com 61 pontos. Como estamos com 100% do estimado até aqui, estamos na rota para atingir esse objetivo.

Vamos à análise:

Para título – A performance do Corinthians é de 86% e a seguir nessa toada faria 98 pontos. Teríamos que subir nossa performance para 99% de aproveitamento ou o primeiro baixar muito sua performance a partir de agora. Chance ínfima. Tende a zero. Pela minha planejada, não seremos campeões.

Para Libertadores – Chegamos nessa rodada com 100% do esperado, ou seja, estamos na rota para classificação para Libertadores. Disputamos 30 pontos, fizemos 15 e ainda temos 84 por disputar. Pela projeção atual, o Vasco último da zona de classificação tem o mesmo número de pontos que a gente, 15, o que projeta uma pontuação de 57 pontos. Como projetei 61 pontos e estamos na rota, se seguirmos a minha planejada chegaremos na vaga.

Para rebaixamento – Seguindo essa performance passaremos batido pela fuga do rebaixamento. Teríamos que cair 28% do nosso rendimento atual. Ou os debaixo subirem muito sua performance que atualmente é de 36%. Hoje, não me preocupo. Pelo planejada, também passaremos batido.

A conclusão dos dados é que temos chances, sim, de Libertadores, mesmo em ano difícil em que nos é imposto uma austeridade por gastos em 2015 e 2016 com jogadores (muitos mal feitos), estruturação e renegociação de dívidas e que nos impuseram um fluxo de caixa desastroso esse ano. Mas, a Libertadores vem nos chamando. Acredito que se conseguirmos sair dessa austeridade draconiana e trouxermos umas quatro contratações certeiras que venham para jogar, a ida à Libertadores vem até com mais facilidade que poderíamos imaginar.

Projetei para os próximos 3 jogos, 5 pontos (3 contra a Chape em casa, 1 no clássico contra o Botafogo e 1 contra o Bahia, fora).

Na décima quinta rodada publico uma nova tabela planejada e análise da performance do time.

Vejo vocês no Maracanã, quinta, pela Sul-americana!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Imagem: rap/curvelo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres