Retrocesso não (por Marcelo Vivone)

Peter-Siemsen-Nelson-PerezFluminense-FC_LANIMA20130703_0009_25Se algum tricolor ainda não leu a entrevista concedida pelo presidente Peter ao Lance, aconselho que o faça agora no link http://www.lancenet.com.br/fluminense/Exclusivo-Peter-Siemsen-Flu-reeleicao_0_1025297476.html.

Peter aborda os temas mais importantes do clube com muita segurança, clareza e inteligência.

O primeiro assunto e, certamente o principal, é a respeito da continuidade do choque de gestão que foi promovido nesses seus três primeiros anos. Ao falar sobre assunto, Peter afirmou que o principal motivo de ter lançado sua candidatura à reeleição é o medo de o clube sofrer retrocesso.

Vou mais além e digo que uma eventual vitória da chapa representada por Deley nos levaria a um retrocesso de mais ou menos dois séculos. A volta de Horcades e demais nos levaria de volta ao século XIX, época da história em que estávamos em pleno ano de 2010.

Outro tema detalhado na entrevista foi sobre a plataforma de sua candidatura para o próximo triênio. Nesse ponto, dois aspectos me chamaram a atenção. O primeiro aspecto é que Peter tem uma plataforma, um projeto para o clube. Exatamente o oposto do que foi percebido na entrevista ao candidato da oposição, ou melhor, o candidato dos oportunistas. Outro ponto foi o presidente ter falado em autossuficiência, condição única para que o clube pare com a alternância entre disputa de títulos e fuga do rebaixamento dos últimos dez ou quinze anos.

E aqui cabe uma explicação, visto que alguns se valem do tema Unimed para tentar enaltecer Horcades e os demais, pessoas que estão por trás da candidatura do Deley. Ninguém que apoia ou quer a vitória do Peter, como o escriba aqui, é louco de negar a fundamental participação do patrocinador no futebol Tricolor. É evidente para todos que fomos campeões brasileiros duas vezes porque tínhamos o patrocínio privado mais forte do Brasil. É importante que isso seja esclarecido para que os oportunistas não se valham desse tema para tentar levar alguma vantagem.

O que se reivindica é que essa parceria seja ainda melhor para o clube. Ninguém tem dúvida que a gangorra que vivemos, há anos, é também motivada pela forma com que Celso Barros trata esse patrocínio. Então, precisamos de equilíbrio nessa relação, para que o clube e sua torcida não vivam a agonia de três em três anos lutar contra o rebaixamento.

E qual a forma para que o clube não sofra tanto com as crises de humor do patrocinador e somente aproveite o que ele tem de bom para oferecer? A autossuficiência! E dois pontos fundamentais para essa suficiência financeira são o programa sócio-torcedor, lançado na atual gestão e que conta com mais de vinte mil adesões, e a exploração do Maracanã, outro ponto em que Peter tem trabalhado.

Peter falou também de outros temas, como o contrato com a Adidas, que disse estar bem adiantado, e a separação das estruturas administrativas do clube e do futebol, que considero também de suma importância para o bom funcionamento de ambos.

Sinceramente, não vejo outro caminho para um Fluminense forte, lutando por títulos no futebol, respeitado dentro e fora dos gramados e voltando a ser um clube que o associado possa usufruir de suas instalações. Fora os oportunistas que querem retomar o poder e outros, também oportunistas, que perderam as suas “boquinhas” com o fim das regalias, não há como considerar o voto em Deley.

******************************

Falar do time da atual temporada está chato e desagradável. A cada análise que fazemos encontramos inúmeros defeitos e erros. Portanto, não vou me ater a qualquer tipo de análise de esquema ou de jogadores. Estou cansado.

O que realmente importa é que precisamos de três vitórias até o final. Como consegui-las? Com muita, muita disposição dos jogadores, cabeça fria e inteligência de Luxemburgo e todo o apoio possível de Peter. Sim, Peter, que parece que percebeu que deixar o futebol nas mãos do Rodrigo Caetano foi o seu grande erro do ano (dos três anos, na verdade) e, no último mês, tem acompanhado o elenco e a comissão técnica mais de perto.

Outro componente fundamental para a permanência na série A é a continuidade do apoio da torcida. Sei que, como eu, todos estão todos cansados desse time, mas, se a torcida esmorecer agora, as consequências podem ser gravíssimas. É preciso que a torcida compareça em muito bom número nos jogos em casa e apoie do início ao fim, sejam quais forem os jogadores e o treinador que estiverem em campo.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MVivone

Foto: http://www.lancenet.com.br/

Prezado (a) leitor (a), é sempre uma honra a tua presença aqui, bem como os comentários que podem ser tanto elogiosos quanto críticos ou divergentes – tudo altamente salutar. Contudo, atendendo aos procedimentos estabelecidos no PANORAMA em prol da excelência literária que marca este sítio, não serão publicados comentários ofensivos ou lesivos à imagem de terceiros sob qualquer espécie. O mesmo vale para comentários em caixa-alta. Os cronistas respondem juridicamente por suas publicações. Divergência nada tem a ver com estupidez e grosseria. Muito obrigado. 

1995 PEQUENO

DR PEQUENO