Quatro anos depois (por Mauro Jácome)

JE lá vem o tal do Diguinho. Caramba, Luxemburgo! Que fixação por esse cara! Menos mal que parou de inventar o Rafinha-lateral e o escalou mais avançado, perto de Rafael Sóbis e Biro Biro. Jean fará o papel da transição defesa-meio-ataque. Vamos ver. Não é hora de reclamar, mas de torcer. Mais do que nunca, torcer.

O jogo de hoje traz de volta outro Fluminense x Vitória. O de 2009. Apesar da situação mais amena agora, o rebaixamento é a palavra comum às partidas, tanto à daquele ano, quanto à de 2013.

O Fluminense foi a campo no dia 29 de novembro de 2009, ocupando a 17ª posição na tabela e 27 rodadas na zona de rebaixamento. O resultado de 4×0 foi testemunhado por 55.083 pessoas. Aquela reação para fugir da degola arrastava multidões. É bom lembrar que, paralelamente, o Fluminense disputava a Copa Sul-Americana e o jogo contra o rubro-negro baiano foi entre as finais. Também, é bom que se diga que a primeira partida, no Equador, foi 5×0 para a LDU. Mesmo com o resultado catastrófico, a torcida foi ao aeroporto do Galeão, em peso, receber os heróis que iriam evitar que o clube revivesse as tragédias dos últimos anos do século passado.

Foi um jogo de belos gols: Alan, aos 4 e Fred, aos 5 minutos do primeiro tempo; Conca, aos 14 e aos 42 minutos do segundo tempo.

“Equi González recebe, tem à frente dois marcadores, rola na direita para Mariano. Vambora, Fluzão! Pra cima, vamos sair dessa zonaaaa! Recolhe o lateral, levanta a cabeça, passadas largas, chega à intermediária rubro-negra, rola no meio para Fred. O craque tricolor escora para Equi González, de primeira, Alan na cara do gol, penetrou, vai marcar, uma bombaaaaaa. É gol, é gol, éééééé goooooooooooooooooooooooooooolllllll. É do Fluminenseeeeeeeeeeeeee. Alan, Alan, o menino Alaaaaaannnnnn. Começo de jogo, 4 minutos, e o Fluminense sai na frenteeeeee. O Maracanã explode em verde, branco e grenááááááá…”

“Mariano entra no território rubro-negro, avança, tem campo, encara o marcador, rola no meio para Fred. Intermediária de ataque. O craque tricolor recolhe, faz o giro, parte para cima. Um, dois, três toques. Inverte na esquerda para Conca. O argentino mata com categoria. Fecha a marcação. O Fluminense pressiona. Conca devolve a Fred. Fred mata, vira, bate por coberturaaaaaaaaaaaa… e que golaaaaaaaaaaaaçooooooooo! E que golaaaaaaaaaaaaçooooooooo! Golaaaaaaaaaaaaçooooooooo! Espetáculooooo! Maravilhaaaaa! É do Fluzãoooooo! É do Fluzãoooooo! É do Fluzãoooooo! Fred, Fred, o artilheiro-craque Freeeeeeeeeeed. Um minuto depois do primeiro gol e o Fluminense faz o segundo. O Maracanã explode em verde, branco e grenááááááá…”

“Conca toca para Fred, na cara do gol, vai marcar mais um, demorou, saiu o goleiro, rolou no meio, vem Conca, saaaaaaaaaaaaalvaaaa a zaga… a bola sobra na intermediária, meia-esquerda, vai buscar Maurício, empurra para Equi, girou, vai bater, rolou para Conca, que passeeee! Matou com o pé esquerdo, um balaçoooooo! E que golaaaaaaaaaaaaçooooooooo! E que golaaaaaaaaaaaaçooooooooo! Golaaaaaaaaaaaaçooooooooo! Espetáculooooo! Maravilhaaaaa! É do Fluzãoooooo! É do Fluzãoooooo! É do Fluzãoooooo! Conca, Conca, o gênio tricolor Concaaaaaaaa. 14 do segundo tempo, o Fluminense faz o terceiro e liquida o jogo. Adeus zona de rebaixamento, engulam essa matemáticoooooos… O Maracanã explode, aliviado, em verde, branco e grenááááááá…”

“Diguinho briga, ganha na raça, toca para Equi no círculo central, de primeira para Marquinho. Arranca, Marquinho. Adeílson dispara. Que passeeeee! Adeílson ajeitou, entrou na área, vai marcar, saiu o Gléguer, embola com o zagueiro, cai o goleiro. A bola sobra limpinha para Conca. Corta para a esquerda, gol vazio, vai marcar… É gol, é gol, éééééé goooooooooooooooooooooooooooolllllll. É do Fluzãoooooo! É do Fluzãoooooo! É do Fluzãoooooo! É goleadaaaa!. Conca, Conca, o gênio tricolor Concaaaaaaaa. 42 minutos da etapa finaaaaaaalll. O Fluminense faz o quarto. Adeus zona de rebaixamento, engulam essa matemáticoooooos… O Maracanã explode, aliviado, em verde, branco e grenááááááá…”

Os jornais e sites do dia seguinte mudaram o discurso. Do rebaixamento sacramentado à resignação pela inacreditável reação tricolor. Os Guerreiros Tricolores faziam história:

Gazeta Esportiva

Fluminense goleia Vitória e deixa zona de rebaixamento. O Fluminense continua sua impressionante reação no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, o time deu mais um importante passo para se livrar do rebaixamento. Com uma goleada de 4 a 0 sobre o Vitória e aproveitando as derrotas de Botafogo e Coritiba, o Flu foi a 45 pontos e subiu para o 15º lugar, fora da zona da degola. Alan, Fred e Conca (2) construíram a vitória carioca.

Globoesporte.com

Flu goleia o Vitória e precisa de um empate para escapar da degola. Com gols de Alan, Fred e Conca (2), Tricolor faz o seu papel e se beneficia de tropeço dos rivais para permanecer na elite.

Futebol do Interior

Fluminense 4×0 Vitória – Quem diria: o Tricolor saiu da zona.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 4 x 0 VITÓRIA

Árbitro: Ricardo Ribeiro (Fifa-MG)

FLUMINENSE: Rafael, Dalton, Gum e Diogo (Maurício); Mariano, Diguinho, Darío Conca, González e Dieguinho; Alan (Adeílson) e Fred (Marquinho).

Técnico: Cuca

VITÓRIA: Gléguer, Nino, Fábio Ferreira, Anderson Martins e Leandro; Vanderson (William), Maga, Leandro Domingues e Ramon (Bida); Neto Berola (Adriano) e Leandrão. Técnico: Vágner Mancini

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

Pré-revisão: Rosa Jácome

Imagem: fimdejogo.com.br

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216