O Fluminense em processo de construção (por Aloisio Senra)

Tricolores de sangue grená, desde 1959 o Fluminense não emplacava nove vitórias seguidas, seja lá em que competições fossem. Se formos analisar apenas jogos oficiais, desde a década de 40 não alcançávamos essa marca. E se não jogamos contra ninguém a maior parte do tempo, isso também foi verdade em vários anos anteriores, e nem por isso conseguimos tal marca. Expressivo, sim, mas longe de nos causar qualquer ilusão ou devaneio. O Fluminense atual não é candidato a todos os títulos que disputar, mas pode vir a ser. Esse time está em processo de construção, indo de vento em popa.

Abel não é bobo e, embora às vezes dê umas vaciladas, parece que deixou seu ego de lado e começou a enxergar o óbvio. Ainda não é o ideal, teimará ainda em certas escalações e substituições, seja com Cris Moldavão, seja com Wellington jamanta ou com o homem de 16 milhões de reais, mas já vemos uma leitura melhor de jogo do experiente treinador. Contra o Millonarios, acertou nas cinco substituições e virou o jogo, considerando que a expulsão ocorrida no time adversário balanceou os efeitos da altitude. No clássico contra o Vasco, retomou o domínio das ações no segundo tempo com duas mexidas. Está melhorando, e já não era sem tempo.

Apesar de todas as nossas críticas, o fato é que o Fluminense só perdeu pro Bangu, joga hoje um futebol vistoso com uma das formações que frequentemente vemos em campo, venceu os três clássicos (dois deles com folga) e está próximo de conseguir a classificação à terceira fase da pré-Libertadores onde, a se confirmar o bom futebol jogado, o Fluminense terá chances reais de passar à fase de grupos. Claro que, sendo Olímpia ou Atlético Nacional, vai ser pedreira, mas é bem melhor enfrentá-los com o time que venceu o Vasco do que com o que sofreu pra bater o Madureira. Será ótimo se Abel começar a escalar os melhores.

O que me anima um pouco é que alguns jogadores que não imaginaríamos ver ganhando algum destaque agora estão em evidência, sendo Ganso o principal nome, já que Arias pedia passagem há algum tempo. Paulo Henrique dá dinamismo ao time do Flu, faz a bola rodar com passes de primeira e obriga os jogadores a se movimentarem com frequência, além de descolar lançamentos precisos e enfiar bolas decisivas. Martinelli é outro que tem entrado jogando o fino, e merece a titularidade. Estamos próximos, bem próximos, de termos o melhor time titular dos últimos nove anos e também um bom banco. A hora das decisões está chegando, e somente então teremos uma noção mais clara do que esse time pode conquistar no ano. Por enquanto, que siga vencendo, seja pelo placar que for. Vence o Fluminense!

Curtas:

– Hoje os titulares naturalmente seriam Fábio/Marcos Felipe, Calegari, Nino, David Braz e Pineida; André, Martinelli, Ganso e Arias; Luiz Henrique e Cano. Não precisa de 3 zagueiros esse time, mas, pra jogos cascudos, em que Abel entender que precisa disso, Felipe Melo entra no lugar de algum desses 11. Esse time é o que mais joga bola no momento.

– Temos alguns bons reservas, como Yago, Nonato, Bigode, Gabriel Teixeira, Matheus Martins, Manoel e Luccas Claro, além dos machucados Marlon e David Duarte. Falta resolver a lateral direita de vez, porque Samuel Xavier não está jogando nada e Calegari não tem sombra atualmente.

– Com as lesões de Frederico e também de João Neto e John Kennedy, precisamos de reposição pro setor. Bobadilla rescindiu com o Guaraní-PAR. Talvez seja uma boa pegar ele de volta, pois viria sem custos, mas é claro que se houver algum garoto da base já em condições de subir, a prioridade seria ele.

– Ainda estamos pagando o preço pela renovação ridícula de Wellington, pois Wallace, que poderia pleitear uma vaga no elenco, foi emprestado ao CRB. Temos já três ótimos jogadores que podem jogar de primeiro volante (Felipe Melo, Martinelli e André, meu titular), logo, a posição está bem servida. Wallace sabe jogar de segundo volante e meia de ligação, posição essa que precisa de mais um jogador, principalmente se Nathan não engrenar. Fizeram com Wallace o que tentaram fazer com o André.

– Palpites para as próximas partidas: Fluminense 2 x 0 Millonarios, Resende 0 x 4 Fluminense.