O panorama tricolor na pandemia (por CH Barros)

Queridxs leitorxs, tenho procurado variar os temas das minhas colunas aqui no PANORAMA Tricolor entre o passado e a atualidade, para que possamos ficar informadxs com as recentes notícias e saudosos com os inesquecíveis triunfos e ídolos do nosso Fluminense. Hoje, irei falar acerca de o que está acontecendo no universo das Laranjeiras e, similarmente, do futebol.

Bom, não é novidade para ninguém que estamos há mais de um mês sem ver o nosso Fluminense jogar. Depois da tão esperada vitória contra o Vasco, o futebol teve que ser paralisado em virtude da pandemia da Covid-19.

Entretanto, o que se tem visto no noticiário tricolor é: dívidas homéricas, atrasos salariais – o que não é novidade – e, antagonicamente, o Flu cumprindo o seu dever de solidariedade ao ajudar seus funcionárixs com cestas básicas. Pelo menos é uma boa notícia.

Dizem que Fred voltará. Sou a favor se ele realmente vier para somar e tirar o Fluminense da mesmice que se encontra desde 2013, mas serei contra se ele retornar apenas para ganhar dinheiro no clube e não contribuir em nada no campo. Oxalá que seu futebol e o físico ainda estejam em um bom nível.

Enquanto essa novela não chega ao fim, os jogadores tricolores foram autorizados a ficar com suas famílias desde que estejam treinando e mantendo a forma – haverá um controle disso. Isto é fundamental, dado que o futebol voltará quando a tempestade passar e os jogadores precisarão estar preparados para o retorno, afinal, estarão a muito tempo sem jogar.

Acha-se quem queira e debata sobre a volta dos times aos gramados. Entendo que o futebol gera muito lucro, mas o momento não permite que pensemos nisso. Com a volta dos campeonatos, o contágio poderá existir e os atletas poderão passar o vírus para familiares que podem estar no grupo de risco.

Completa-se alguns dias que fiz uma coluna em que falava sobre a possível volta do Campeonato Carioca e a realização do Brasileirão, contudo, apenas expliquei o que estava sendo pressuposto sobre. Preferi me manter neutro nela, mas nessa venho dizer que sou totalmente contra a qualquer retorno/início de competições, respeitando quem pense diferente e tenha argumentos toleráveis. Vidas importam.

Estamos num ciclo em que a empatia deve ser praticada em todo o tempo. Não pode ser especulada qualquer volta/abertura de torneios futebolísticos num momento em que pessoas estão morrendo e que diversas famílias estão sofrendo devido a isso.

Torço pela sensatez e compreensão dos órgãos e federações ao decidirem o que farão com as competições. Sigamos em frente, com a fé de que tudo ficará bem.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade