O jogo de hoje (por Marcelo Vivone)

05mar2014---jogadores-do-fluminense-comemoram-gol-na-partida-contra-o-friburguense-pela-12-rodada-do-carioca-1394062488856_1920x1080

Às 16 horas, o esquadrão tricolor entrará novamente em campo para realizar mais uma partida por esse falido Campeonato Carioca. Não importa o campeonato e o adversário, é bom ver nossas cores desfilarem no tapete verde, ainda que muitos gramados desse campeonato não possam ser assim chamados.

Iremos a campo com um time misto ou quase todo reserva. O time titular será: Cavalieri, Wellington Silva, Leandro Eusébio, Elivélton e Ailton; Willian, Jean e Wagner; Marco JR, Walter e Biro Biro.

Se o time for mesmo o escalado acima, estaremos jogando em um real 4x3x3. Concordo que contra os times chamados pequenos, o espírito deve ser sempre o de atacar o tempo inteiro. Mas, por outro lado, sei que jamais entraremos nos jogos que realmente interessam com essa formação.

Portanto, se, por um lado, gosto de ver o time jogar dessa forma mais aberta, por outro, preferia ver o time formado no tradicional 4x4x2 (o meu preferido) ou no 4x3x1x2 que temos jogado, por falta de um meia de qualidade para fazer companhia ao Conca.

Dos jogadores que entrarão como titulares não há o que observar, por razões distintas, apenas em Cavalieri, Wellington Silva e Leandro Eusébio. Cavalieri, por ser o nosso goleiro de seleção e atravessar boa fase. Leandro Eusébio porque já o conhecemos de longa data e, na verdade, estamos cansados dele. Por fim, Wellington Silva, que apesar de pouco ter jogado, já se sabe que não deveria ter sido contratado, não nos traz qualquer esperança de evolução.

Os demais jogadores merecem ser observados atentamente pelo torcedor. Você pode estranhar que Jean esteja na lista dos observáveis. Explico: Jean fez um ano de 2012 brilhante e, fazendo uma rotação de 180 graus, fez um 2013 pavoroso. Começou razoavelmente 2014, mas ainda está longe das atuações que o levaram a ser lembrado por Felipão (ainda que na lateral direita). Por isso, acho que vale nós observamos Jean e torcemos pela sua evolução para quando realmente interessa: as semifinais do Carioca e os torneios nacionais do restante do ano.

Outro que o leitor pode estranhar estar na lista é Wagner. Eu mesmo já tenho pouca ou nenhuma esperança nesse jogador. Coloquei-o na lista mais por emoção que por razão. Explico também: minha esperança, depois de 2 anos, com esse jogador é praticamente nula. Mas não temos um meia no elenco para jogar ao lado de Conca e, por isso, estamos jogando com 3 cabeças de área. Como não vejo movimentação na diretoria para suprir essa deficiência do elenco, torço muito para que Wagner, de repente, passe a jogar o que eu esperava quando ele foi contratado.

Já Walter, todo torcedor tricolor quer ver em campo e conhecer cada vez mais as suas características. Jogador com excelente finalização, seja de curta, média ou longa distância, que sabe cair bem pelos lados do campo, que sabe fazer muito bem o pivô e trabalhar de costas para o zagueiro. Falta-lhe apenas velocidade para fazer uma excelente dupla com Fred. Esse é um jogador que vale demais a nossa atenção.

Os demais jogadores titulares serão todos formados em Xerém. Só isso já vale para a torcida tricolor dar maior atenção às suas jogadas. Embora alguns deles estejam devendo melhores atuações, caso principalmente de Marco JR, é interessante vermos tantos jogadores formados em casa atuar. Dos que estarão amanhã em campo gosto especialmente do Biro Biro. Esse menino precisa apenas apurar as suas finalizações e aprender a soltar a bola de forma mais rápida em algumas situações. Se bem lapidado dará um excelente atacante.

Marco JR foi um menino que confesso ter me enganado. Já o conhecia dos juniores e em seus primeiros jogos comprovou o que achava dele. Jogador rápido, habilidoso e bom finalizador. Mas ano passado apagou toda essa imagem inicial que eu tinha dele. Foi muito mal, talvez porque ficou mais tempo no DM do que em campo. Creio que esse Campeonato Carioca, e talvez o jogo de amanhã, seja sua última oportunidade de mostrar suas qualidades nas Laranjeiras.

Elivélton tem aprovado, embora possua algumas falhas, como a bola alta. Com um zagueiro de qualidade e com experiência (que precisa ser contratado urgentemente) ao seu lado, pode ser titular da equipe. Willian e Ailton ainda precisam de mais jogos para mostrar seus potenciais. Willian começou bem no fogo que entrou ano passado e depois caiu. Ailton fará o seu 3º jogo no campeonato. No primeiro teve participação horrível e no jogo passado já foi bem melhor.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MVivone

Foto: http://noticias.bol.uol.com.br/