O Fluminense continua na briga (por Paulo-Roberto Andel)

O que vai acontecer na próxima quarta-feira é imprevisível por ora, mas uma coisa é certa: se o Tricolor repetir a atuação do primeiro tempo da final da Taça Rio, conjugando-a com boa parte do jogo de ontem e, principalmente, melhorar a pontaria, tem grande chance de conquistar o Campeonato Carioca. Até a parte lúcida da torcida rival reconheceu a superioridade do Fluminense em campo neste segundo Fla x Flu.

E afinal, o que mudou? Salvo pequenos (e velhos) problemas, a juventude de Evanílson e Marcos Paulo é um fator. Outro ponto: a pegada do time, a atitude, a disposição, tudo muito diferente da modorra da Taça Rio. Com defeitos, com problemas, mas extremamente brigador.

A derrota deste domingo foi desenhada em dois processos: a insegurança na hora de concluir a gol e a insegurança na defesa, tomando dois gols que surgiram de falhas, o primeiro pela defesa e o segundo no vacilo de Egídio. Acontece.

Vou falar de três nomes que considero importantes no momento: Dodi, que briga demais por todo lado – merece ser valorizado; Nenê, que mesmo longe da forma antes da paralisação também luta o tempo inteiro, sendo um exemplo de veterano que produz para o time; Evanílson, que fez um golaço e tem muita disposição. Mas são apenas referências pessoais: o grande barato destes sete dias com três Fla x Flus (quem de lembra de quando isso aconteceu antes?) é ver que o Fluminense encarou o Flamengo com a atitude que se espera.

Eles têm a vantagem do empate. É pouco, segundo a história do clássico. Se contarem sempre com isso, podem pôr tudo a perder. Melhor para nós.

No mais, Jorge Boquirroto deve agradecer aos céus pelo segundo gol. Com o sufoco que seu time levou no segundo tempo, um pouco de prudência é recomendável antes de falar bobagens sobre as equipes que enfrenta.

Continuo acreditando, eu e muita gente. O Fluminense deste domingo foi bravo e vigoroso. O Flamengo saiu com o resultado debaixo do braço, mas sentiu que no clássico imortal não existe pré-campeão. Só não acredita quem já morreu, talvez nem isso.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel

#NonaTemporada