O Colorado e o Encarnado (por Rods)

internacional e fluminenseDe volta aos jogos de meio de semana, hoje o Fluminense encara Internacional no Beira-Rio em um jogo que é uma verdadeira armadilha. O Colorado, vive uma crise não vista há muito tempo e a tampa do caixão veio na goleada imposta pelo Grêmio. Eu, honestamente, não entendo o que aconteceu com eles. Erraram na forma de priorizar a Libertadores, mas não era para jogá-los nesse abismo sem fim vi. Pra piorar, D’Alessandro recebeu uma proposta milionária e pode partir para o Emirados Árabes, atrás do Abelão.

Mas vamos falar de Fluminense. Por que esse jogo é uma armadilha? Justamente porque o adversário vive a situação explicada acima. Não podemos encarar esse confronto como um jogo normal. Precisamos jogar com extrema inteligência. O lugar comum seria dizer que vamos nos aproveitar do desespero deles. Não é bem assim. É um grande time que, mesmo em crise, tem jogadores que podem resolver o jogo em apenas uma jogada.

Com a volta de Fred e Osvaldo, partir pra cima talvez fosse a melhor tática. Mas a comissão técnica resolveu poupá-los e nenhum dos dois viajou para Porto Alegre. Assim, Magno Alves deve ganhar nova chance. Porém, sua inoperância contra o Avaí pode gerar uma chance para o Wellington Paulista. Não acredito que seja uma boa ideia jogar com os dois

De qualquer forma, nossa principal arma será a capacidade de leitura de jogo do nosso comandante Enderson Moreira. Assim como todo o time, ele foi muito mal no último jogo, mas não podemos esquecer que ele deu personalidade ao time, que colocou o Fluminense para jogar novamente. Nossa posição no G4 deve-se muito a ele. Muito provavelmente, ele sabe que os primeiros 15 minutos serão os mais importantes.

Saber controlar o Internacional durante esse tempo, pode significar a pá de cal em cima deles e nossa permanência no topo. Não saber, pode significar que serviremos de trampolim. Vamos precisar do sangue do encarnado hoje à noite.

Falando em G4, não podemos contar com uma rodada tão generosa quanto a passada. Um tropeço e corremos o risco de despencar para a oitava posição. Aliás, não vejo nenhum pretendente ao título fora dos oito primeiros. Hoje são seis correndo atrás de Atlético e Corinthians. Uma vitória nossa e empates nos confrontos diretos dos nossos concorrentes, nos deixa aptos a começar o segundo turno dando o bote.

Com a possível volta do Jean (esse sim viajou para o sul), o provável time a entrar em campo é:

Cavalieri; Wellington Silva, Henrique, Marlon e Gustavo Scarpa; Pierre, Jean, Cícero e Ronaldinho Gaúcho; Marcos Junior e Magno Alves (Wellington Paulista).

Agora, para o jogo de domingo, pode ser que o Enderson arme uma surpresa. É ver pra crer.

Pra fechar: pelo o que vimos nos dois últimos jogos e pelo o que não deixaram filmar no treino de hoje, pode ser que pinte um gol olímpico hoje à noite. Quem sabe?

Nos acréscimos

Infelizmente, Breno Lopes se mostrou incapaz de ser o titular da lateral esquerda. Mas sacrificar o Scarpa na posição chega a ser uma maldade. Será que não vale a pena buscar um garoto na base ou mesmo repensar o esquema para um possível 3-5-2? Bem aplicado, deixa a defesa sólida e facilita o domínio do meio-campo. Se fosse eu o técnico, pensaria bem a respeito. Temos um bom elenco pra isso.

ST!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @Rods_C

Imagem: www.1000goals.com

LIVRO LUCIO E RODO