O aprendizado olímpico (por Bruna Barreto)

bruna barreto black

Os brasileiros têm muito o que aprender com os esportes olímpicos. E um deles, em sentido figurado, é o nosso futebol.

Durante as Olímpiadas do Rio que estamos vivendo, é fácil perceber que perdemos muitos medalhas por simples falta de incentivo. De uma estrutura que dê tranquilidade e prosperidade para que o atleta possa largar tudo e viver em função do esporte. Falta patrocínio no basquete, na ginastica, nos esportes aquáticos, nas lutas etc. E se pararmos para pensar, o único que não está nessa lista de carências econômicas é o futebol, ao menos para os grandes clubes.

O Brasil ainda é o país do futebol. Esse esporte que cria diversas promessas, que são vendidas muito jovens por milhões aos clubes internacionais; que cria intermediários milionários; onde os campeonatos são cobertos semanalmente na TV aberta e diariamente na fechada; com clubes e patrocinadores lucrando absurdamente com venda de camisas, ingressos, itens colecionáveis e milhões de outros supérfluos inimagináveis.

Porém, os Jogos do Rio têm mostrado que somente dinheiro não compra vitórias, nem garra, nem compra força de vontade. Não compra amor à camisa e não cria atletas patriotas. Mesmo com todas as dificuldades, vemos atletas brasileiros se superando e dando o melhor, mesmo sem trazer medalhas.

O campeonato brasileiro necessita desse espírito olímpico.

No Fluminense, salvo momentos esparsos, a falta de espírito vem ocorrendo há alguns anos: jogadores milionários que jogam por jogar, sem ter garra, sem demonstrar amor a torcida, sem amar a camisa e sem consideração alguma ao clube. Entediados. Nosso caminho é outro.

Eu só desejo que os jogadores do nosso Fluminense respirem e se contaminem permanentemente com garra, disposição, disciplina, coragem e vontade de vencer, que estão soltos pelos ares da Cidade Olímpica, para o resto desta temporada. E além disso, que sintam orgulho de ver aquela arquibancada lotada gritando e empurrando o time, como tem sido em Edson Passos.

Daqui a pouco temos um jogo importante contra o América Mineiro em Cariacica. A torcida vai incentivar muito. Que o time corresponda ao apoio, que lute pela vitória e avance na tabela de classificação. Assim seja.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @brunabali

Imagem: bb

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres