Momento difícil para o Flu, mas superável (por Márcio Machado)

Não é de hoje que o atual presidente do clube sonhava com o cargo, vide o estado eterno de campanha que viveu por anos: campanhas eleitorais extravagantes, carro de som, tropa de apoio e mesmo seu perfil no Twitter. Imagino que seu sonho como tricolor seja fazer a diferença. Talvez não seja a que ele queria, mas um bom presidente será fundamental no cenário atual. O fracasso dele pode ser fatal para o Fluminense, acreditem.

O jogo político acerca da MP984, a “Lei Landim”, é bruto, mas o Fluminense até agora está certo. Aprovar a liberação pra negociar à vontade e individualmente, estando preso à Globo até 2024 não nos interessa nesse momento e pode ajudar alguns adversários a fazer caixa.

Aparentemente, Dr. Bittencourt quer ficar alinhado à emissora visando tentar buscar vantagens à frente para o Flu. No momento eu não faria diferente, mas é algo a ser monitorado sempre, pois pode virar fácil e até naufragar.

Outra questão importante são os salários, mas nesse momento não adianta um olhar interno somente. A paralisação criou uma crise gigantesca e a maior parte dos clubes está em situação de salários parcelados e/ou atrasados, com direitos de imagem muito mais atrasados e, em alguns casos, jogadores entrando na Justiça.

Poderemos ter em breve elencos de clubes importantes, como Santos e Corinthians, desmanchando. Nesse momento, com o fluxo de caixa comprometido, não poderá faltar diálogo e também não pode deixar de pingar dinheiro pros jogadores. Até o momento estamos indo bem, mas pra virar é fácil. É preciso monitorar o tempo todo.

Por fim, apesar de tudo, apesar da janela, tenho esperança. Não votei e não pretendo votar no Mário, mas acho que ele pode passar por essa fase difícil com bons resultados. O time do Fluminense é de razoável pra fraco, mas o nível desse Brasileiro, com deficiências ainda maiores do ponto de vista financeiro e físico em muitos clubes, certamente será muito baixo.

A ausência de torcedores tira força de muitos clubes que contavam com essa pressão (não era a gente, convenhamos), então dá pra fazer um bom ano de Brasileiro e pensar numa legislação melhor pro futebol com calma.

Torçamos. ST.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade