Meu mundo caiu… (por Zeh Augusto Catalano)

fim do mundo

O futebol é um jogo de extremos.

Sensações diversas. Orgulho ou raiva.

Poucas coisas no mundo conseguem tirar alguém do sério como uma atuação desastrosa do time, uma derrota acachapante, ou erros de um juiz bem intencionado.

A semana começa com gosto de cabo de guarda-chuvas para mim.

E o engraçado é que somos apenas testemunhas do que se passa ali.

Nossa influência no universo que desfila ante nossos olhos é pouca, quase nenhuma. Podemos berrar a plenos pulmões nossa insatisfação, levar cartazes, xingar… e só. Somos passageiros da nossa paixão.

Confesso que tive de arrumar motivação pra escrever este texto, de tão patética, revoltante, irritante e medíocre que foi a atuação do Vasco na tarde de hoje. Acho que deve acontecer com todo mundo. O time joga tão mal, tão mal, que você não quer ouvir falar de futebol. Você lamenta a sina de gostar daquilo, de um troço que deveria ser alegria apenas, mas se torna um grande aborrecimento.

E tem de aturar os chatos, normalmente as maiores malas, que nunca falam de futebol, que não entendem de futebol, mas nesses dias parecem ter lido o caderno de esportes inteiro para terminar de massacrar seu pobre e enrugado saco.  Surgem também uma meia dúzia de donzelas – não, leitoras, vocês não estão nesse pacote, entendem de futebol direitinho – para dizerem que ficaram assistindo o jogo com seus respectivos e que o time jogou mal e blablablá.

E pior, boa parte de nós tem de ouvir com paciência bíblica, de Jó, seu pobre pai praguejar a penúria atual, dizendo que Pinheiro era muito melhor que Gum, que Fulano não podia vestir o uniforme do time etc.

Implicância natural das coisas, parece que os noticiários não têm outro assunto.

A derrota da véspera parece mais importante do que qualquer outro assunto da república ou do mundo inteiro.

Jornais com espaços gigantes para o fracasso. Aquele jornalista imbecil. Aquele, que você odeia. Pinta o apocalipse. Te enfurece até a última raiz dos cabelos. E a segunda feira se arrasta…

Pra que perder tempo com essa porcaria de futebol? Pra ficar comendo o fígado em bile vendo uma espetáculo deprimente? Pra sentir o coração descompassado de tanto ódio daquilo que passou diante dos seus olhos? Melhor desistir dessa merda.

Esse é o raciocínio do meu fim de noite. Chega de sofrer com esse troço.

Pelo menos o Red Sox, meu time de baseball, tá ganhando do Yankees, o maior rival. Senão minha noite ia ficar pior ainda e eu ia ter de me convencer que não vale a pena me aborrecer com essa porcaria de baseball. Ufa.

Mas chega de futebol. Pelo menos até 3a feira eu não quero ouvir falar dessa porcaria. Quem sabe asim não me aborreço. E o time melhora pra 4a. Espero que sim…

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216