Marcelo Grohe (por Marcus Vinicius Caldeira)

marcelo grohe

O melhor jogador da partida de ontem foi o goleiro Marcelo Grohe, do Grêmio. Acho que só essa informação bastaria para entendermos que a derrota na Arena do Grêmio foi injusta. Totalmente injusta! Assim como na partida em que fomos derrotados pelo Vitória, ontem contra o Grêmio jogamos melhor. Mas saímos com a derrota por conta da bela atuação do goleiro adversário.

O Fluminense repetiu a escalação que vem sempre utilizando e que venceu o Flamengo por dois a zero. Nos primeiros dez minutos do jogo, o Grêmio jogou melhor, porém sem agredir muito o Fluminense. Mas, a partir de então, o Tricolor fez valer sua melhor técnica do meio pra frente, passou a dominar as ações no meio-campo, tocou a bola, passou a ter mais a posse e criou duas chances claras de gol.

Grohe começou a sua jornada espetacular e salvadora, defendo uma cabeçada de Fred à queima-roupa. Nosso camisa nove cabeceou certo, pro chão, mas Grohe fez uma defesa espetacular estilo “Gordon Banks na Copa de 70”. Logo em seguida, o goleiro gremista fez outra defesa espetacular no chute de Rafael Sobis. À essa altura o Tricolor já merecia  estar vencendo o jogo.

O Grêmio esbarrava na forte marcação do Fluminense, sem a verdade na recíproca. Nesta altura, Flu melhor, mas o jogo estava truncado.

Porém, num lance isolado e numa falha de marcação do Jean, o atacante do Grêmio entrou cara a cara com Cavalieri e não perdoou: fez o gol que definiu a vitória do Grêmio.

Na volta do segundo tempo o Fluminense veio melhor que o Grêmio e se manteve assim por boa parte do jogo. E ainda criou uma grande chance com Sobis que recebeu excelente passe do Fred e de frente para Grohe chutou forte, para mais uma bela defesa do arqueiro gremista.

Cristovão sacou então o Sobis – parece que não engoliu o gol não marcado por ele – e colocou o Walter em seu lugar. O Fluminense continuou melhor até quando Fred fez uma lambança que não condiz com o fato de ser o principal jogador do elenco tricolor e um dos principais da seleção brasileira. No tradicional empurra-empurra dentro da área colocou a mão no pescoço do zagueiro simulando um enforcamento. O lance não foi violento, mas foi grotesco. O zagueiro adversário fez o cai-cai e o juiz expulsou Fred.

Enganaouse que pensou na hora que o Grêmio com um a mais passaria a jogar melhor que o Fluminense e iria para o abafa. Cristóvão foi ousado e colocou Chiquinho e Biro Biro nos lugares de Diguinho e Conca (que jogou com uma lesão).

Mesmo com um a menos o Fluminense continuou tentando o ataque e melhor. Biro Biro e Walter tiveram ótimas chances.

Mas não deu! Ou a bola foi pra fora ou Grohe defendeu. O jogo terminou com pressão do Fluminense e um escanteio mal cobrado por Chiquinho, para se ter uma ideia de como o Fluminense jogou e não se acovardou.

A segunda derrota no campeonato. A segunda de forma injusta!

Menos mal que o Inter empatou e Corinthians perdeu, fazendo com estejamos a apenas dois pontos do líder.

O Fluminense está muito bem! A continuar nessa toada e com reforços que estão ventilando iremos para a briga pelo penta.

Há de se ficar triste pelo resultado que não veio, mas não chateado pela postura do time em campo. Ao contrário!

Todos ao Maracanã, quarta-feira, para empurrarmos o time no jogo contra o São Paulo!

Estamos no caminho certo!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira