O aprendizado de Marcão (por Felipe Fleury)

Marcão vai repetir o time pela terceira vez consecutiva. Embora ainda não seja um técnico de futebol, parece que aprendeu a lição que Diniz, mesmo com meses de Flu, não aprendera e que Oswaldinho, com décadas de futebol, jamais aprenderá.

Tenho dito que o Fluminense não tem um elenco tenebroso, mas que apenas foi reiteradamente mal treinado. Daí a luta atual contra o rebaixamento. Um pouquinho de expertise antes, e estaríamos lutando por posições mais relevantes na tabela, ainda que a considerar as perdas de jogadores importantes durante a competição.

A vitória sobre o São Paulo, no meio da semana, foi surpreendente e importantíssima, porque não se contava com ela na contabilidade da luta contra o descenso. Todo conhecimento do time Tricolor de nada adiantou a Diniz, muito ao contrário, foi Marcão quem, conhecendo os métodos do antigo treinador, anulou seu esquema.

Além dos pontos, cruciais nessa luta árdua, o Fluminense saiu de São Paulo com a esperança de que pode repetir a boa atuação contra o Inter, logo mais no Beira-Rio.

Com um time mais consistente defensivamente – Allan e Yuri na volância – e Ganso com mais liberdade à frente, pelo menos nas duas últimas partidas a impressão que se teve foi a de que essa é a formação ideal para o Flu deixar definitivamente a zona de rebaixamento.

Atuasse assim antes e nem riscos estaríamos correndo.

Marcão, repito, não é ainda um técnico de futebol pronto, mas ter tido a coragem de mudar um esquema que vinha sendo utilizado desde o início da competição, tem sido seu principal legado. Antes tarde – e ainda a tempo de se livrar do pior – do que nunca.

Bastou-lhe a percepção da fragilidade defensiva Tricolor, o que não deve ter sido difícil, volante que foi a vida inteira, para fortalecer a marcação no meio, com a entrada de Yuri, e optar por Ganso em detrimento de Nenê, reconhecendo que os dois, atuando juntos, enfraquecem o sistema de marcação do Flu.

Aprendida a lição, e todos esperamos que sim, o que se espera é um Fluminense mais equilibrado em seus setores, apto a desenvolver um futebol mais competitivo, como fizera contra Vasco e São Paulo, a fim de que consiga o mais rapidamente possível os pontos necessários à sua salvação.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @FFleury

#credibilidade