Lembranças de Flu x Braga (por Marcelo Diniz Gomes)

Viajando em um espaço bem pavimentado de conquistas, me deparei esses dias relembrando fatores e dias difíceis lá na década de 1990.

Revirando meus alfarrábios, encontrei um álbum de figurinhas do Brasileirão de 1991.

E esse time na época era considerado modesto em relação aos demais times que eram tidos como verdadeiros esquadrões, como Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Botafogo, Vasco e por aí vai.

Curiosamente nesse ano, um time do interior de São Paulo levava a alcunha de “Fluminense B” por vários jogadores titulares e reservas vindos da base tricolor. Entre essas crias falamos de Alberto, Silvio, Ronaldo Alfredo e Franklin, entre outros.

Muitos desses jogadores foram até convocados para a Seleção Brasileira.

Olha a equipe modesta do Brasileirão de 1991: Ricardo Pinto; Carlinhos Itaberá; Alexandre Torres; Paulão, Sandro; Serginho Carioca; Pires; Renato Carioca; Macula; Bobô; Ézio. Técnico: Gílson Nunes

Hoje em dia essa equipe com Ricardo Pinto, Torres, Pires, Macula, Bobô, Renato e Ézio seriam fortíssima candidata ao título fácil, fácil. Porém em 1991, estávamos frente a frente com a melhor geração do Bragantino de todos os tempos e, por um desses roteiros que só o futebol escreve, o Tricolor iria enfrentar na semifinal o temido Massa Bruta de Bragança Paulista e com mais um atenuante: o treinador do time paulista era nada mais, nada menos do que Carlos Alberto Parreira, sabidamente tricolor de coração.

O regulamento de 1991 era bizarro. Se a equipe de melhor campanha visitante vencesse a primeira partida, o confronto estaria decidido, tendo ainda o jogo de volta… E infelizmente pro Fluminense foi o que ocorreu. Jogo disputado no Maracanã, muita luta das duas equipes, mas em uma bobeada da zaga, Franklin ex ponta tricolor marcou no finalzinho e sepultou o sonho tricolor. O Bragantino fazia história, indo para a final do Brasileirão, onde perderia para o lendário São Paulo de Telê Santana.

O dia que no Maracanã reuniu o Fluminense x Fluminense travestido de Bragantino, o dia que o Fluminense perdeu no campo para ele mesmo.

Neste sábado tem mais um confronto entre os dois. Hoje o Bragantino se chama Red Bill e o Fluminense é o atual campeão da América. Estreia do Brasileirão 2024.

Vamos ver quem dará asas à imaginação…