Instabilidade (por Marcus Vinicius Caldeira)

CALDEIRA

Mais um ano entra, e desde 2012 segue a instabilidade em campo do time do Fluminense. O mesmo time que é campeão da Primeira Liga jogando com times de ponta do futebol brasileiro consegue fazer um péssimo campeonato carioca.

A instabilidade ocorre até mesmo da própria partida. Por exemplo, contra o Santa Cruz jogamos mal o primeiro tempo, tomamos o gol e depois jogamos muito bem por 20 minutos quando fizemos a virada.

Neste campeonato brasileiro, jogamos bem contra o América MG, razoavelmente contra o Santa Cruz, muito mal contra o Palmeiras e bem contra o Botafogo. Ciclotimia pura.

Alguém pode explicar isso? É normal um time oscilar dentro da competição, inclusive times campeões. O Fluminense campeão de 2010 fez um primeiro turno avassalador, e um segundo turno médio. Mas o primeiro turno foi tão bom que garantiu o título. Oscilar em períodos dentro da competição, tudo bem. Mas oscilar jogo a jogo ou até dentro do jogo é demais.

É preciso estancar isso. Precisamos arrancar sequências de vitórias para estabilizar o time e galgarmos vôos maiores. Sim, o campeonato brasileiro é muito difícil. Mas, não vejo o Flu tão distante tecnicamente dos demais times. Acredito que tenha condições de brigar lá em cima, pelo menos, beliscando uma Libertadores. Mais uma vez, o campeonato está nivelado por baixo. Temos condições, sim, de sonhar alto.

Acho que falta o elenco entender que é jogo a jogo. Que cada jogo é uma final. Que tem que entrar mordendo, no limite. Não, o time não está fazendo corpo mole, ou algo que valha. Mas, em determinados jogos – Palmeiras por exemplo – já entra derrotado, do tipo, se ganhar ótimo, senão é porque não dava mesmo ou Deus quis assim.

Quem viu a preleção domingo contra o Botafogo e o capitão falando deu para ver que o espírito era outro. Entraram para arrancar a vitória a qualquer custo. E conseguiram. Nem sempre vai vencer. Mas, quando perder, tem que vender caro a derrota.

Façam isso e a Libertadores será logo ali.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Imagem: