Grêmio 1 x 1 Fluminense: atuações (por Mauro Jácome)

MAURO-JÁCOME-PINCEL-600x476~2

Grêmio 1 x 1 Fluminense – ATUAÇÕES

Cavalieri
Aos 45’1ºT, fez uma defesa espetacular numa cabeçada à queima-roupa. Aos 40’2ºT, salvou novamente. Além dessas duas defesas excelentes, pegou outras bolas perigosas. O melhor em campo.

Jean
Nos momentos de pressão, ficou preso na defesa porque sempre tinha um gremista aberto pelo seu lado. Quando o Fluminense adiantou a marcação, Jean teve espaços para avançar e trabalhar com Marcos Junior e Gerson. A partir do momento em que Fernandinho entrou, teve tanto trabalho e não aguentou até o fim. No geral, fez boa partida. Com auxílio dos companheiros na marcação, tem vaga na lateral.

Higor
Entrou para segurar o Fernandinho. Ganhou e perdeu. Gostaria de vê-lo entrando no meio, principalmente, quando o time precisar de contra-ataque, pois tem um bom passe.

Gum
Bobeou num único lance, deixando o jogador do Grêmio cabecear ao seu lado. Sorte que o Cavalieri fez grande defesa. No mais, fez mais uma ótima partida. Cresceu muito de rendimento com essa nova formação com o Pierre à frente dos zagueiros.

Marlon
A tranquilidade e a categoria de sempre. Junto com o Gum, fez ótima partida. Apesar da pressão e da pouca idade, pareceu um veterano. Tem um futuro brilhante.

Léo
Dificuldades na marcação porque o Grêmio investiu sempre com mais de um pelo lado do garoto. Foi aparecer no campo do Grêmio somente após os 25’1ºT. No segundo tempo, guardou posição. Joga com muita seriedade. Depois que entrou, a torcida esqueceu de possíveis contratações.

Pierre
Jogou muito próximo aos zagueiros e, à exceção de um chute a gol da meia-lua, praticamente não participou com a bola nos pés. Desde que chegou, agora está conseguindo mostrar serviço. Está se entendo bem com Cícero na alternância da marcação. Fisicamente também melhorou muito.

Cícero
Recebeu forte marcação na saída de bola na primeira parte da etapa inicial. Depois, com o avanço das linhas, encontrou mais espaço para trabalhar. Parece que recuperou a motivação para jogar. É importante no passe para a transição, coisa que o Fluminense tinha perdido.

Gustavo Scarpa
Partindo de trás para a meia esquerda, procurou trabalhar com Léo. Não teve um primeiro tempo muito feliz e errou muitos passes. No segundo tempo, compôs a linha de marcação na intermediária. Teve poucas oportunidades para arrancar com a bola dominada, que é o seu forte.

Gerson
Ao contrário de outras partidas, começou jogando próximo a Fred e conseguiu criar boas alternativas nas vezes em que a bola chegou perto do gol de Marcelo Grohe. Cresceu com Eduardo Baptista. Precisa ser mais firme, perde em todos os trancos. No segundo tempo, cansou e não conseguiu dar sequência, prejudicando a transição e, consequentemente, atraindo o Grêmio.

Douglas
Entrou para recuperar o poder de marcação do meio-campo. Conseguiu preencher os espaços à frente da área de Cavalieri.

Marcos Junior
Movimentou-se bem pelo lado direito e deu opções para a saída de bola. Deu muito trabalho à defesa do Grêmio. Excelente cruzamento para o gol de Fred. Ao contrário de jogos anteriores, estava bem mais esperto. É titular nessa formação do Eduardo Baptista.

Osvaldo
Entrou muito mal novamente. Além de desperdiçar vários contra-ataques, fez faltas perigosas que proporcionaram o jogo aéreo gremista.

Fred
O de sempre. Muita disputa no corpo-a-corpo e saindo da área para fazer o pivô. Bela cabeçada no gol. O time é outro com ele. Pena que não joga contra o Santos.

Eduardo Baptista
O jogo começou com pressão do Grêmio e obrigando ao Fluminense o recurso do chutão. Muito disso se deu porque os volantes estavam marcados. Depois dos 15’, o Fluminense adiantou a marcação e diminuiu a pressão e, até o gol, controlou bem o jogo e chegou diversas vezes ao campo de ataque. Após a abertura do placar, recuou e tomou muita pressão até o final do primeiro tempo. Voltou sem mudanças e com domínio dos espaços. Após os 20’, recuou novamente e a pressão chegou. Eduardo Baptista deveria ter tirado o Gerson, em vez do Marcos Junior, e perdeu o contra-ataque. Ainda, demorou a substituir o Gerson, que não conseguia jogar. Estava morto. Fernandinho entrou bem e causou dificuldades pelo lado direito da defesa do Fluminense. Até o final, o Grêmio abusou das bolas aéreas, no entanto, a defesa do tricolor estava bem postada. Classificação arrancada com muita raça.

Arbitragem (Ricardo Marques Ribeiro)
O jogo começou duro e o árbitro aplicou dois cartões logo para tentar segurar o ímpeto. Às vezes, deixa o jogo correr e não marca faltas claras. Os acréscimos no final de ambos os tempos foram excessivos. Tirando isso, fez uma arbitragem firme e não deixou se levar pela pressão.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

Imagem: mj/pra

CAPA O FLUMINENSE QUE EU VIVI AUTÓGRAFOS