Goiás 2 x 0 Fluminense (por Rods)

Walter

O Fluminense foi desclassificado da Copa do Brasil em um jogo que com certeza deixou pessimistas, corneteiros e tricolebas eufóricos. Se o Luxemburgo precisava de mais tempo para treinar o time, ele agora o tem, pois ao Flu agora resta apenas o Campeonato Brasileiro, com uma cada vez menor esperança de voltar à Libertadores em 2014.

Para a surpresa de muitos o Fluminense entrou em campo com um aparente 3-5-2, Edinho na zaga, Eduardo armando e Biro Biro de meia-atacante. O time começou agressivo e partiu pra cima do Goiás com jogadas de velocidade e marcação no campo do adversário. Logo no primeiro minuto, Fred fez praticamente uma homenagem a Deco, com um lindo chapeuzinho em cima de Davi. Com a equipe goiana acuada, tudo parecia que daria certo e que o jogo poderia ser o ponto da arrancada tricolor no ano.

Ainda na metade do primeiro tempo, tivemos duas grandes chances. A primeira em uma bela enfiada de Diguinho para Fred, que invadiu a área, mas ou perdeu o tempo da bola ou não percebeu que havia um marcador. Acabou tocando a bola pra linha de fundo, sem perigo para o goleiro Renan. Depois em uma jogada de contra-ataque, Fred podia ter tocado para Eduardo que corria sem marcação pelo meio, mas sua tentativa de passe não foi feliz e parou nos pés do marcador. Depois disso o Goiás equilibrou as ações e o jogo ficou igual.

Por azar ainda perdemos o Diguinho, que sentiu uma fisgada na coxa e foi substituído por Willian. E quem diria que uma saída do Diguinho nos causaria tanto pesar…

Ainda no primeiro tempo, Rafael Sóbis deu uma entrada dura em Dudu Cearense e levou um merecido cartão amarelo. Porém, pouco tempo depois, levou o revide em um carrinho frontal do mesmo Davi que ganhou o chapéu do Fred. Erro do juiz ao puni-lo apenas com um amarelo. Em qualquer outro lugar aquilo seria vermelho na hora. Isso poderia ter mudado a história do jogo, mas o que mudou foi um contra-ataque desperdiçado por Biro Biro, que recuou a bola para Willian. O garoto tentou simular uma falta, perdeu a bola no meio de campo e proporcionou uma arrancada de Renan Oliveira, que ainda passou por Anderson com uma incrível facilidade e tocou na saída de Cavalieri. Goiás 1×0 já depois dos 45’.

Luxemburgo colocou o time ainda mais ofensivo no segundo tempo, colocando todos os jogadores mais a frente. Com isso, o time ficou exposto aos contra-ataques e em um deles, William Matheus fez o segundo do time da casa. O gordinho Walter era soberano nas divididas e fez Willian sofrer muito.

Então saíram Eduardo e Biro Biro para a entrada de Felipe e Samuel, enquanto Enderson Moreira ia enchendo o Goiás de zagueiros, um a um. Também um a um foram sumindo os gandulas e também um a um foram se jogando ao chão os jogadores goianos. A ponto de até o juiz pedir atendimento médico. A informação foi de câimbras, porém as imagens mostravam que na verdade o problema foi a falta de umidade, coisa comum no centro-oeste nessa época.

Foi daqueles jogos que parecia poder durar uma eternidade que o Flu não faria o gol e a zaga ainda seria capaz de deixar passar mais um. Fim de papo, fim de Copa do Brasil para o tricolor das Laranjeiras.

E agora? Como eu disse em outra oportunidade, o Fluminense de hoje é um time em formação e é claramente visível a tentativa do Luxemburgo de buscar uma forma de jogar, utilizando as promessas tricolores e lidando com contusões, suspensões e convocações. Não está nada fácil, aliás, está muito difícil, mas precisamos acreditar. Ainda tem bola pra rolar em 2013.

Carlinhos

Quero fazer uma observação importante sobre o Carlinhos. É nítida sua queda de rendimento desde que Luxemburgo assumiu o Fluminense. Certa vez li que quando ainda estava no Santos recebeu sua primeira convocação. Acontece que seu técnico na época era o “pofexô” e ele mandou o lateral para o banco, acusando-o de excesso de estrelismo. E aí? Será?

ST!

Nos acréscimos:

– Pelo menos os juniores avançaram na Taça BH em uma vitória nos pênaltis sobre o Atlético-MG, com direito a abraço no juiz. Parabéns, molecada!

– Cantei essa bola faz tempo. Com Abel fora, era questão de pouco tempo até Fábio Braga fazer as malas.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @Rods_C

Foto: Photocamera