Gangorra tricolor (por João Marcelo Garcez)

Gangorra tricolorUm dos cinco do país que jamais foram rebaixados na era de pontos corridos do Campeonato Brasileiro, o Fluminense vive uma espécie de montanha-russa desde que o formato foi instituído, em 2003. De lá para cá, foram realizadas 11 edições, quase todas com emoção para os tricolores, que ficaram numa espécie de limbo apenas em 2004. Nos demais, ou o time brigou pelo título (2010, 2011 e 2012), ou pela Libertadores (2005) ou para não cair (2003, 2006, 2008, 2009 e 2013). Em 2007, o Flu terminou em quarto, mas já estava classificado para a taça continental como o campeão da Copa do Brasil.

O fato de o time chegar sempre às últimas rodadas deixando seu torcedor sob forte tensão, contudo, não é necessariamente bom, haja vista que em cinco das 11 edições supracitadas a luta foi para permanecer na Série A, o que evidencia uma irregularidade inquietante.

Em 2014, o Fluminense joga para não repetir 2004 e cair no ostracismo. A vitória expressiva sobre o São Paulo no Morumbi fez com que o time permanecesse próximo do G4, do qual, então em viés de baixa, já começava a querer distanciar.

Caso consiga se classificar mais uma vez para a Libertadores, o Tricolor estará reafirmando uma condição interrompida em 2013, quando terminou em 15ª, graças ao imbróglio envolvendo Flamengo e Portuguesa: a de clube grande com mais presença na Libertadores nos últimos anos – seria a quarta participação em cinco anos, a sétima no total.

Um salto de qualidade – e de quantidade – que o clube jamais havia conseguido desde a instituição da principal competição da Conmebol, em 1960.

Espera-se que a tendência se confirme. Pela qualidade de seu elenco, o Flu não deve a nenhum outro do futebol brasileiro – nem mesmo a Cruzeiro ou São Paulo.

Uma atuação mais sólida da defesa nas 13 rodadas finais ajudaria muito neste objetivo, que alçaria o Fluminense a um patamar de ainda mais expressão no presente cenário internacional, do qual já goza de imenso respeito, sobretudo na Argentina.

Aparentemente perdido para os tricolores, 2014 ainda tem salvação.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

João Marcelo Garcez (joaogarcez@yahoo.com.br) é jornalista, publicitário e escritor, havendo já publicado cinco livros. Há mais de uma década atuando na área de Comunicação, já trabalhou em empresas como TV Globo, Globosporte.com, Jornal dos Sports e DM9DDB. Bicampeão do Top Blog (2010 e 2013), espécie de Oscar da internet, Garcez escreve mensalmente a este Panorama Tricolor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres