Fluminense: começar de novo (por Felipe Fleury)

O Fluminense inicia hoje a sua caminhada no campeonato brasileiro, com a pré-Libertadores como meta. Pela grandeza e história do clube, sempre será uma projeção subestimada, no entanto, diante de anos de desmandos, caos financeiro e irresponsabilidade quanto à administração do futebol, é possível que possamos estar sonhando alto demais.

Evidentemente, é preciso retirar o Fluminense desse lamaçal em que se enfiou nos últimos tempos, patinando no meio da tabela, quase escorregando para o precipício do rebaixamento em algumas oportunidades.

Não dá para cravar agora o que acontecerá, mas se levarmos em conta o que houve até aqui nesta temporada, uma desclassificação precoce na sul-americana e um vice-campeonato no carioca que, como se sabe não é parâmetro para nada, podemos nos preparar para, mais uma vez, disputarmos a competição nacional não como os protagonistas que deveríamos ser.

Diante dos parcos recursos financeiros, até que o time principal não é dos piores, mas falta o essencial para um campeonato tão longo e difícil: elenco. Além disso, nosso técnico é vacilante e sua estratégia, muitas vezes irrita de tão covarde, não sendo diferente da média do que existe no futebol nacional.

De toda a forma, antes de pisar no gramado pela primeira vez, há a esperança de que, neste campeonato sui generis, sem o calor do torcedor, o Fluminense possa fazer valer a seu favor o seu mando de campo e conquistar pontos importantes fora de casa, onde não será fustigado pela torcida adversária.

Há equipes que sentem mais do que outras a força de seu torcedor, e é preciso apostar nisso também, esperando que o Fluminense não sinta tanto a falta da sua quando jogar em seus domínios.

Agora, para fazer um campeonato minimamente razoável, talvez atingir a meta pretendida, ainda é preciso reforçar o elenco. Deixar para a última hora, apenas se flertarmos com a zona do rebaixamento, é um risco desnecessário e perigoso.

A regra deve ser: garantir a maior quantidade de pontos possíveis agora e ver, lá na frente, o que vai acontecer. Que seja o melhor para o Fluminense e para o seu torcedor, exemplo de engajamento e fidelidade ao seu clube do coração.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @FFleury

#credibilidade