Fluminense 1 x 1 Shakhtar Donetsk (por Paulo-Roberto Andel)

IMG_20160116_085457

CUP

Primeiro jogo, novos camaradas, velhas novidades, um ano que começa com esperanças. Nenhuma análise aprofundada cabe aqui a respeito do jogo contra o Shakhtar, numa copa de regulamento curioso que já tem seu campeão.

Richarlison fez uma jogada maneira no primeiro tempo. Osvaldo correu. Diego Souza deu um bom chute na segunda etapa. Era um coletivo de luxo travestido de jogo oficial. No segundo tempo, o Flu levou o gol, reagiu, empatou, quase virou e jogou com atitude diante de um time cheio de brasileiros, que é presença firme nas competições europeias. Henrique passou pelo campo. Vamos esperar.

Entrou Ronaldo 100 para cumprir a inusitada parceria de sair moralmente escorraçado, voltar numa boa, entrar em campo e depois sumir para sempre. Não é a primeira vez. Entre 1979 e 1980, o Fluminense contratou o lateral Ricardo Longhi, que jogou dois amistosos no exterior – um deles contra o lendário Honved da Hungria – e saiu. Era bom jogador, campeão no Palmeiras, Bahia, por aí.

Gorduchinho, o camisa 100 deu três ou quatro maravilhosos toques na bola, quase fez um golaço, trocou, sorriu e foi cercado pela imprensa na entrada e na saída. Houve quem fizesse biquinho. Acabou uma bela carreira.

Não entro no mérito de ter (ou não) sido uma contratação equivocada, eleitoreira, o escambau, o cara não querer nada, haver boicote. O que doeu é que esses garotos de oito ou dez anos mereciam ter visto o sujeito jogando com tudo, assim como eu pude ver brevemente Rivellino, Carlos Roberto e Afonsinho. Devia ter dado certo, merda. Entre mortos e feridos, o grande prejudicado foi o Fluminense – e isso é o que não deve acontecer JAMAIS.

O Tiba é um grande parceiro de mil jornadas esportivas, desde os tempos da geral. O Henrique e suas amigas lindas na fotografia enquanto ríamos no solar do Estácio. Comprei um Black Sabbath ao vivo 1998. Há muito a escrever.

DUÍLIO

Nunca fraquejou e não será agora. Chutava feito um touro e dava medo nos atacantes. Aí está diante da partida mais difícil de sua carreira. De um multicampeão, só se espera a vitória.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

PANORAMA TRICOLOR 2016 - QUINTA TEMPORADA