Fluminense 0 x 1 Grêmio (por Felipe Fleury)

O jogo começou com muita transpiração e pouquíssima inspiração. Um perde-ganha onde nenhuma equipe conseguia levar vantagem sobre a outra, até que o Grêmio carimbou a trave Tricolor numa cabeçada e animou a partida.

A partir daí, o Flu passou a ter a iniciativa e ensaiou uma pressão da forma que mais sabe, na bola parada. Quando era melhor, Michel Araújo, salvo engano, perdeu uma bola na intermediária adversária e gerou o contra-ataque que os gaúchos tanto esperaram. Gol do Grêmio.

Ainda assim, o Flu não se abateu, fez quatro boas finalizações, levando perigo com Hudson, duas vezes, e com Fred, em bela cabeçada defendida pelo goleiro do Grêmio.

Ficou claro, na primeira etapa, que o Grêmio veio para jogar no erro do Fluminense, explorando os contra-ataques, especialmente pelo seu lado direito, e fez isso com competência, levando para o intervalo a vantagem mínima.

O time gaúcho voltou para o segundo tempo marcando melhor, e o Fluminense, enquanto Fred esteve em campo, passou a insistir em cruzamentos rebatidos pela defesa que geravam contra-ataques.

Com a entrada de Ganso, esperava-se melhorar o passe, mas ele errou praticamente tudo o que tentou. E não só ele, o Flu errou praticamente todos os passes que trocava na frente, e o Grêmio invariavelmente saia em contra-ataques em superioridade numérica. Por sorte e por uma defesa milagrosa de Muriel, o placar não foi mais elástico.

Não jogamos muito diferente do que de outras vezes, o problema é que uma derrota evidencia problemas crônicos como lentidão na transição da defesa para o ataque, inoperância ofensiva – só demos dois petelecos a gol na segunda etapa, o primeiro aos 37 minutos – e a deficiência técnica que jogadores como Julião e Felipe Cardoso.

Perdemos porque temos menos opções para mudar o panorama de uma partida, e um treinador que também não sabe como fazê-lo. Alie-se a isso um adversário muito bem postado na defesa e que soube aproveitar, pelo menos uma única vez, um de nossos muitos erros para definir a partida.

Está tudo errado? Não. Pelo menos não com o que temos de elenco e técnico. Foi assim que viemos até aqui e é assim que prosseguiremos.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @FFleury

#credibilidade