Flu e Timão, há 20 anos (da Redação)

Em 2003, o Fluminense passava por um momento difícil no Campeonato Brasileiro. A vitória sobre o Corinthians foi importante na luta contra o rebaixamento, definitivamente descartado na última rodada, quando o Flu venceu o Juventude por 1 a 0, gol de Marcelo.

###########

Reprodução UOL

Romário marca no final e Fluminense vence o Corinthians

MBPress
Em São Paulo
22/10/2003

Com um gol de Romário aos 42min do segundo tempo, o Fluminense venceu o Corinthians por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no estádio do Maracanã, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida foi fraca tecnicamente e as duas equipes produziram pouco no ataque. O Fluminense começou melhor, mas caiu de produção e o alvinegro equilibrou as ações. A segunda etapa também foi marcada pelo equilíbrio, mas sem grandes emoções.

No entanto, os principais lances foram corintianos, com Jamelli, que acertou a trave no primeiro tempo, e Gil, que chegou a marcar no início da etapa complementar, mas o gol foi mal anulado pela arbitragem.

Quando o empate parecia definido, Romário, na sua primeira participação efetiva no jogo, aproveitou bobeira da zaga corintiana e marcou o gol que deu a vitória ao Fluminense.

O atacante tricolor, “herói da vitória”, viveu uma semana atribulada, já que nesta terça, ao lado de seu fisioterapeuta particular Zé Colméia, agrediu um torcedor que compareceu às Laranjeiras e jogou seis galinhas no gramado durante o treino do Fluminense, como forma de protesto contra o mal futebol da equipe no Brasileiro.

Com o resultado, o Fluminense chega aos 41 pontos e deixa a zona de rebaixamento. Além disso, recupera-se de duas derrotas consecutivas nas últimas rodadas, para Goiás b Guarani.

Já o Corinthians permanece com 52 pontos. A equipe conhece a sua terceira derrota nos últimos quatro jogos, já que foi superado por São Caetano e São Paulo e venceu apenas a Ponte Preta, na última rodada.

Na próxima rodada, a 39ª do Brasileiro, o Fluminense enfrenta o Bahia, no estádio da Fonte Nova, em Salvador. No domingo, o Corinthians recebe o Atlético-PR, em São Paulo, no Pacaembu.

O JOGO

O Fluminense começou melhor a partida e criou boa chance logo aos 9min. Rodolfo cobrou falta com violência. A bola, rasteira, fez uma curva, mas o goleiro Rubinho conseguiu fazer boa defesa no canto esquerdo.

Aos 16min, Carlos Alberto fez grande jogada individual, se livrou de quatro corintianos e tocou para Marcelo, na direita. O jogador dominou e bateu cruzado na saída de Rubinho, mas mandou pela linha de fundo.

A partir dos 20min, o Corinthians acertou a marcação e passou a não sofrer mais jogadas de perigo do Fluminense. Em compensação, o time alvinegro não encontrava espaços para chegar à área carioca.

A única jogada de perigo corintiana saiu aos 39min. E foi o lance mais perigoso da primeira etapa. Coelho cruzou direita, Jamelli entrou livre dentro da área e, de cabeça, acertou a trave esquerda de Kléber, que não esboçou reação. No rebote, a zaga carioca afastou o perigo.

Logo no início da segunda etapa, aos 6min, o Corinthians marcou, mas não valeu. Jô tocou para Gil, que bateu cruzado e venceu o goleiro Kléber. No entanto, o árbitro Leonardo Gaciba anotou erradamente impedimento do atacante corintiano, que tinha condições legais.

Aos 10min, em um lance isolado, Rubinho foi pegar uma bola que saiu pela linha de fundo e sentiu uma contusão muscular na perna esquerda. Sem contar com Doni, também lesionado, o técnico Juninho Fonseca colocou em campo o jovem Jonatas, de 19 anos, que pela primeira vez entrou na equipe profissional.

Em jogada de bola parada, o Fluminense chegou com perigo, aos 32min. Em cobrança de falta frontal, Carlos Alberto colocou no canto esquerdo, mas Jonatas fez boa defesa e evitou o gol tricolor.

O empate parecia definido quando, aos 42min, o Fluminense marcou. Depois de cruzamento da esquerda, Anderson afastou mal, Thiago ganhou no alto de Renato e a bola sobrou para Romário, que bateu de primeira e colocou no canto esquerdo, vencendo Jonatas e garantindo a vitória carioca no Maracanã.

############

FICHA TÉCNICA

Data: 22/10/2003 (quarta-feira)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Jane láiro

Árbitro: Leonardo Gaciba (RS)
Auxiliares: Marcos Viana Ibanez (RS) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)
Cartões amarelos: Vinícius (C), Jadílson (F), Coelho (C)l
Gol: Romário, aos 42min do segundo tempo

FLUMINENSE: Kléber; Júnior César, César, Rodolfo e Jadílson; Marcão, Sidney (Alex Oliveira), Esquerdinha (Thiago) e Carlos Alberto; Marcelo (Joãozinho) e Romário
Treinador: Renato Gaúcho

CORINTHIANS: Rubinho (Jonatas); Coelho, Anderson, Marquinhos e Vinícius, Fabrício, Fabinho, Rogério e Jamelli (Renato); Jô (Wilson) e Gil. Treinador: Juninho Fonseca