Fair Play: os voluntários do Brasil na Copa 2014 (por Erica Matos)

voluntario reproducao

Segunda-feira passada, a Fifa promoveu a premiação Bola de Ouro, entregue anualmente ao melhor jogador de futebol do mundo.

Este ano, concorreram por suas atuações em 2014 Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona) e Manuel Neuer (Bayern de Munique).

Além desta disputa, a Fifa consagrou a melhor jogadora, o melhor técnico, o gol mais bonito e o troféu Fair Play.

O vencedor do prêmio de melhor jogador masculino foi Cristiano Ronaldo, alcançando sua terceira taça e ficando com apenas uma a menos do que Messi, que tem quatro troféus da FIFA. A melhor jogadora foi a alemã Nadine Kessler.

Coube a James Rodríguez, do Real Madrid, o prêmio Puskas de 2014 pelo gol mais bonito do ano. Ele recebeu mais votos por ter marcado nas oitavas de final da Copa do Mundo, contra o Uruguai, quando deu um belo arremate de fora da área.

Joachim Low foi eleito o melhor treinador do mundo em 2014 no futebol masculino. Ele comandou a Alemanha em seu tetracampeonato mundial. Em seu discurso, o comandante germânico enalteceu a equipe num todo.

Disse não ser nada sem a equipe, que a vitória na Copa foi uma recompensa por todo o trabalho, que ser campeão mundial é resultado de muitos anos de trabalho, boas decisões e boa formação.

A parte emocionante da celebração foi o troféu Fair Play. Antes do anúncio, foi projetado um vídeo com flashes da Copa 2014 e seus voluntários. A apresentadora do Fox Sports Brasil comentou:

– Este vídeo foi para matar a saudade da Copa ou para aumentá-la?

Os voluntários atuantes no Brasil foram premiados por seu desempenho no Mundial de 2014. Durante a Copa do Mundo, foram figuras importantes na organização e tiveram o reconhecimento na premiação anual da entidade.

catraca

Um dos destaques da Copa do Mundo do Brasil ano passado foi a hospitalidade do povo ao recepcionar os estrangeiros. E como reconhecimento a todos os voluntários, não só os brasileiros, mas também todos os outros que participaram das competições organizadas pela FIFA no ano, a entidade concedeu, pela primeira vez, o prêmio de Fair Play aos mesmos.

O Brasil esteve presente na premiação, representado por Marta, indicada ao premio de melhor jogadora, e pelos Volunteers 2014, que são, em sua maioria, brasileiros que marcaram a Copa do Mundo – Brasil FIFA 2014.

Como disse aqui em minha última coluna de 2014 (falando sobre o orgulho de ter sido selecionada para estar nos jogos, recepcionando brasileiros e turistas de todo o mundo), “se a Copa foi um sucesso de público e crítica, como afirmam milhares de turistas estrangeiros, foi graças a um povo maravilhoso, que sabe receber pessoas, que é criativo, alegre, bem humorado, sabe fazer festa e que não deixa a peteca cair, mesmo abandonado por quem dele deveria cuidar”.

Parabéns, Brasil, por mostrar verdadeiramente ao mundo que tem um povo capaz de fazer a Copa das Copas.

ST

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @erica_matos

Imagem: google/em

2014 copa