Estatuto x mata-mata (por João Marcelo Garcez)

Panorama JMG

Um fato novo, porém não observado pela maioria, pode ajudar a colocar um ponto final nesta pouco atraente e interminável novela sobre qual seria a melhor fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro.

Já de antemão, digo aos leitores que minha preferência é pelo consolidado formato de pontos corridos, que, entre outros tantos benefícios, traz equilíbrio técnico à competição – em face de ela se desenrolar em turno e returno, sistema de ida e volta – e permite a seus disputantes que mais bem se planejem, cientes que ficam do total de jogos que realizam até o fim do ano – o que não é possível no mata-mata.

Sobre o tal fato novo, que nem novo é, uma vez que lá sempre esteve, um dos clubes defensores da disputa do Brasileirão por pontos corridos, o São Paulo, observou que o retorno à antiga fórmula é inviável.

Vice-presidente de futebol da agremiação paulista, Ataíde Gil vê o Estatuto do Torcedor como empecilho.

Para o cartola, o nosso futebol, se reativasse o mata-mata no Brasileiro, estaria infringindo uma lei daquele que foi criado para proteção e defesa de quem paga pelo espetáculo.

Gil lembra que o artigo 8º do Estatuto do Torcedor determina que em pelo menos uma competição nacional os times conheçam, antes do início do torneio, todos os adversários e a quantidade de partidas que disputarão, justamente uma das razões para que os pontos corridos caíssem em meu gosto, como discorri acima.

O Fluminense, um dos defensores do retorno ao mata-mata, tem hoje excelentes advogados em sua diretoria.

Que comeram mosca desta vez, acredito.

Mas ao relerem o Estatuto e tomarem conhecimento da norma, cumpridor da lei que é o Tricolor, não tenho dúvidas, reverão sua posição original, abraçando a manutenção do já consagrado campeonato de pontos corridos, sem levar prejuízo ao clube e ao torcedor.

Afinal, regulamento é regulamento.

_________________________________________________________________

João Marcelo Garcez (joaogarcez@yahoo.com.br) é jornalista, publicitário e escritor, havendo já publicado cinco livros. Há mais de uma década atuando na área de Comunicação, já trabalhou em empresas como TV Globo, Globosporte.com, Jornal dos Sports e DM9DDB. Bicampeão do Top Blog (2010 e 2013), espécie de Oscar da internet, Garcez escreve mensalmente a este Panorama Tricolor.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @blogdoflu

Imagem: uol

#SejasóciodoFlu

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres