Chega de esperar, Fluzão! (por CH Barros)

Tenho sempre dito em minhas colunas que precisamos “virar a página” após a derrota anterior e ter esperanças para vencer o próximo jogo. Mas, até quando vamos ter que ficar “virando a página” e ver o Flu se afundar cada vez mais no Brasileirão?

Francamente, é desalentador ver a forma que o Fluminense deixa de conseguir pontos preciosos no Campeonato Brasileiro, quase sempre por causa da inépcia de alguns jogadores.

Neste momento estamos caminhando para a décima quinta rodada do campeonato e o Fluminense está nessa situação: é o primeiro fora da zona do rebaixamento, com apenas doze pontos e precisando vencer o CSA de qualquer jeito no domingo.

Se Diniz realmente quiser manter sua sobrevivência, é bom que vença domingo (o que não será mais do obrigação do Flu), porque ele já está sob riscos: a entrevista de Celso Barros já deixou isso evidente. Não venho aqui pra criticar a filosofia de jogo dele, pelo contrário, eu até acho legal essa maneira “ousada” de jogar, independente de onde está jogando e de quem é o adversário. Afinal de contas, quem não gosta de ver o seu time jogando bem, sendo sempre superior ao adversário? Eu adoro ver o Flu jogando assim, sabendo se impor e jogando como time grande (e convenhamos, passamos anos só tendo técnicos retranqueiros).

Mas tem dois poréns: será que o Flu não tem um elenco capaz de realizar todas as exigências que o nosso treinador faz? Talvez. Vale a pena jogar bonito e não vencer? Não. E é exatamente o que vem acontecendo. Contra Goiás, Botafogo, São Paulo, Ceará e Flamengo fomos superiores e não vencemos nenhum desses jogos. Nestes três primeiros confrontos que citei, o VAR nos prejudicou claramente, e o azar resolveu nos sacanear, com direito a chuva e falta de luz na cobrança de pênalti, gols incrivelmente perdidos, gols de falta e de pênalti no final etc.

Agora, empatar com Ceará em pleno Maracanã é demais. Perder para o Vasco do jeito que foi é insuportável.

A situação em si do Fluminense é incômoda demais, todos nós estamos cansados de dizer que no próximo jogo as coisas vão melhorar. Quando tudo vai começar a mudar pra valer? Quando os ventos virão ao nosso favor? Sinceramente, pelo time modesto que o Fluminense tem, ele nem tinha que estar pensando em estar nessa situação.

Contra o CSA, teremos alguns desfalques, mas nada que desamine. Precisamos ir com tudo, até porque vamos encarar o décimo nono colocado da tabela. Vencer é obrigação, espero que o time jogue com seriedade e sem arriscar demais como tem feito nas últimas partidas. Não precisa golear e vencer por 10 a 0, pois serão três pontos do mesmo jeito. Não importa se for 0,5 a 0, 1 a 0, 12 a 0, nós queremos a vitória. A benção, João de Deus!

Abra o olho, Flu: a Sula já é nessa semana. Depois do jogo contra o CSA, temos que estar com os olhos abertos e voltados para o confronto contra o Corinthians, na quinta-feira, pela Sul-Americana. O jogo será na casa deles, com a arena lotada e ainda por cima estaremos sem Fernando Diniz à beira do campo.

Haja coração, caros amigos e leitores. Apesar de tudo, temos que ser positivistas; creio que sairemos felizes de lá.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade