Edson Passos: o fator casa positivo (por Thiago Muniz)

 

received_1001982689863735

Às vezes, precisamos levar a nossa visão mais a fundo para que nos seja possível compreender como são as coisas por dentro. Há quem diga que o futebol se faz de gols, mas todo o caminho necessário até eles é tão importante como o gol em si.

Só é possível marcar um tento se a equipe for capaz de construir situações que facilitam essa tarefa. Arrematar não basta. É necessário construir de forma inteligente cada uma das situações, tanto na saída de jogo como na finalização. Mas existem outros fatores que influenciam na forma como as equipes constroem essas situações. Entre eles, destaco o “fator casa”, onde a equipe mandante tem uma maior probabilidade de sair vencedora do jogo. Para as apostas desportivas por exemplo, esse pode ser um fator importantíssimo, uma vez que contribui para decidir imensas somas arriscadas.

O estádio de Edson Passos é um fator casa que pode ser positivo ao Fluminense. Sua localização é mais próxima da capital e bem mais perto que o Estádio da Cidadania, em Volta Redonda. Permite uma convivência maior com a torcida e proporciona aos jogadores mais motivação para derrotar o adversário. Contra o Cruzeiro não foi diferente. A presença maciça dos torcedores e a proximidade deles no campo fizeram com que os jogadores aprovassem o local.

Sempre fui cético à realização de jogos em Edson Passos, pois além do desconforto para chegar no local a partir do município do Rio de Janeiro, tem-se ainda a questão da segurança (em especial nos jogos das 22 horas), do transporte público e da capacidade do estádio. Mas não posso reclamar diante do pouco apelo que a torcida do Fluminense tem mostrado fora do Rio, especialmente em Volta Redonda, onde só temos um público de seis mil pessoas quando jogamos o clássico contra o Botafogo. É muito pouco.

Portanto, Edson Passos está mais do que adequado, e dou a mão à palmatória (felizmente) quanto à presença de público, pelo menos na estreia diante do Cruzeiro, realizado às 16 horas do domingo passado. Resta agora organizar melhor a bilheteria e os acessos. Coisa simples.

Com um caldeirão nosso, acredito que o Flu responda muito bem e a torcida fique insuflada para continuar a dar o apoio que o time tanto precisa.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem:thim

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres