Domingo sem Fluminense (por Felipe Fleury)

felipe fleury green 2016

Qualquer domingo sem o Fluminense em campo é deprimente.

Pouco importa o que o Tricolor disputa, se um título, se a fuga de um rebaixamento, ou simplesmente nada. Um domingo sem o Fluminense não tem cara de domingo.

Pode ter a disputa da prova final da Fórmula 1, da decisão da principal liga de futebol europeia, pode ter até Audax e Leicester disputando títulos, mas nada disso retira do domingo sem o Fluminense a sua pecha de monotonia.

Prefiro, nesses dias, por o hino pra tocar enquanto assisto a alguma das memoráveis partidas do Tricolor, tornando o passado bem mais emocionante que o presente.

Mas nem tudo é imprestável num domingo sem Fluminense. É o dia perfeito, por exemplo, para que todos aqueles eventos inconvenientes – batizados, casamentos, festas de aniversário etc – sejam marcados, evitando-se constrangimentos desnecessários em família.

Nada pior do que aquele “Não posso, hoje tem jogo do Fluminense!” para quem nada entende da paixão pelo clube das Laranjeiras, para quem a opção soará como desfeita, desdém e parecerá absolutamente despropositada.

Domingos como o de hoje, portanto, deveriam servir para cobrir essas lacunas no calendário familiar. Há domingos suficientes sem jogos do Flu para acomodar toda a sorte de festividades, evitando-se a coincidência de datas.

Pior, porém, do que um domingo sem Fluminense para um torcedor apaixonado é um domingo sem Fluminense para um torcedor apaixonado que escreve sobre o clube.

Se você imagina que esta coluna é o retrato da falta de assunto, acertou em cheio. Outra das consequências de um domingo monótono sem o Tricolor.

A solução é transformar a melancolia em assunto, dar à monotonia uma pitada de cor e transformar uma tarde cinzenta numa tarde Tricolor. Afinal de contas, se o Fluminense não entra em campo neste domingo, isso não significa que você não possa vestir o seu manto, por o hino para tocar, assistir a alguns dos melhores jogos ou simplesmente ler um bom livro da nova literatura tricolor.

Para quem ama o Fluminense, ele está nas pequenas e nas grandes coisas, nas lembranças recentes e nas mais distantes, está até mesmo num domingo sem ele em campo. Basta evocá-lo para que ele surja e anime um dia fadado a ser apenas mais um dia sem jogo do Fluminense.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @FFleury

Imagem: f2