CINEfoot 2015, agora no CCJF (da Redação)

 

ailton e horta cinefoot 2015

A partir de amanhã, quinta-feira (28), em reapresentação no Centro Cultural da Justiça Federal (na avenida Rio Branco, centro do Rio), a sexta edição do CINEfoot  – Festival de Cinema de Futebol – leva novamente a todos os fãs do esporte e da sétima arte uma perspectiva fundamental: a reflexão intelectual apurada fora das quatro linhas, sem deixar de admirar tudo aquilo que fez e faz do jogo da bola uma paixão mundial, tudo com entrada franca. Possivelmente é o maior evento do gênero a respeito do futebol que acontece anualmente no Brasil.

Não bastasse a sessão da segunda-feira passada (25), com a bela homenagem a Aílton e ao eterno presidente Francisco Horta – o que por si somente já angaria a simpatia dos tricolores, com as grandes lembranças da Máquina e de 1995 reunidas -, há muitos motivos para comparecer à reprise do Festival, exibido com grande êxito semana passada no Itaú Arteplex.

cinefoot 2015 cartaz

Na tela do cinema, você vai ver o que um dia, brincando com Jorge Amado, João Saldanha publicou em seu genial livro “Os subterrâneos do futebol”. Passando pela contestação política, atravessando a aridez da volúpia mercantilista no empresariado do jogo, dissecando a magia que o esporte provoca em crianças e adultos de todas as partes da Terra, em suas seis edições o CINEfoot tem algumas premissas inalienáveis que nos fazem raciocinar: para onde estamos indo, o que somos, o que se esconde atrás da ribalta do futebol, as classes, os gostos, as festas populares, o drama, a dor. Engana-se quem imagina ser apenas uma maneira de se “ver futebol no telão”; na verdade, é contemplar a vida num grande gramado. Há muito mais em jogo.

Afonsinho, um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, perseguido durante a época da ditadura militar, numa de suas falas no episódio de “Os rebeldes do futebol 2” vaticinou: “A coisa mais importante que o futebol promove é a celebração, a fraternidade entre as pessoas”.

Algo em falta nesta terra de facadas cruéis.

Serviço

CINEfoot2015 – Reprise – 29 a 31/05

Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF (Av. Rio Branco, 241 – Centro – em frente à estação Cinelândia do Metrô) – (21) 3261-2550

Entrada franca

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: divulgação CINEFoot/pra

medalhinha cinefoot

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres