Cano, artilheiro de ponta a ponta (da Redação)

Colaboração do jornalista Robertinho Silva

O artilheiro Germán Cano marcou o gol da vitória do Fluminense contra o Ceará, tento que carimbou o passaporte do time carioca a Libertadores 2023. Artilheiro do Brasileirão 2022 com 21 gols, o argentino chegou a 39 na temporada e assim, bateu três recordes de uma só vez.

O primeiro deles, empatou a melhor temporada de um jogador no século 21 com a camisa tricolor, Magno Alves que em 2002 também marcou 39 gols. O argentino também se igualou a melhor temporada de um estrangeiro em solo brasileiro, o colombiano Aristzábal que marcou 21 gols no Brasileirão de 2003. A diferença, é que Aristzábal chegou a 21 tentos no perído em que o Brasileirão era disputado por 24 equipes. Ou seja, Cano alcança a marca com a competição sendo disputada por 20 clubes e ainda faltando três rodadas para o fim.

E por último, Germán Cano igualou o recorde do também argentino Narciso Doval em 1976 pelo Fluminense. Até o momento, Cano disputou 67 partidas com a camisa tricolor, e além dos 39 gols, deu sete assistências. Ou seja, participação direta em 46 gols em 2022.

Com o argentino em alta, o Fluminense já iniciou conversas para estender o vínculo por mais uma temporada. O atual contrato é válido até o fim de 2023, e não há pressa de nenhum dos lados na negociação. Vale destacar também, que a relação entre o clube e o staff do jogador é boa e o atacante está satisfeito com a equipe.

Apesar dos 34 anos, de não ter mais a mesma mobilidade de um garoto, Cano tem um senso de posicionamento incrível. O artilheiro de “um toque só” como é chamado, destacou em entrevista à Flu TV que tudo isso é fruto de muito treinamento. O objetivo é definir a jogada de forma rápida, de forma que zagueiros e goleiros não tenham tempo de reação.