Afinal, e a camisa 9 do Fluminense? (por CH Barros)

Debate-se muito sobre o ataque tricolor dentro da torcida do Fluminense. Deste modo, nesta coluna, venho tratar acerca desse tema e expor o que tenho analisado nos últimos jogos.

Os nossos atacantes atuais são: Fred, Marcos Paulo, Pablo Dyego, Fernando Pacheco, W. Silva, Luiz Henrique, Caio Paulista e Felipe Cardoso. Desses, apenas MP aparenta estar de saída para o Olympique de Marselha. Ou seja, mais um provável desfalque que muito nos fará falta – apesar de não estar numa boa fase –, pelos seguintes motivos:

1) Não temos um camisa 9 de ofício. Ou alguém acha que o Fred aguentará um temporada inteira com a nossa camisa? Trata-se de um ídolo, não resta dúvidas, mas ao mesmo tempo também de um jogador no qual não faz uma temporada inteira há mais de cinco anos e que já beira à aposentadoria. Tínhamos o Evanílson, mas o perdemos. Será que a diretoria conseguirá trazer um reforço à altura para substituí-lo? Se formos ver todas as promessas feitas na campanha, devemos acreditar; mas, como sabemos que tudo passa longe de ser assim, é bom que comecemos a nos preocupar.

Caso venha o centroavante ideal, a possibilidade dele aproveitar e despertar a qualidade de Ganso no meio-campo existe. Por mais que ele seja um bom distribuidor de passes, fica difícil fazer balançar as redes com o presente ataque. Se o Flu acertar com o futuro camisa nove, poderá matar, talvez, dois coelhos numa cajadada só, com Ganso tendo quem servir – pensei que Fred faria isso, mas me enganei. Veremos.

2) Repararam que o artilheiro do Flu no Brasileirão em 2020 sequer está na lista de atacantes que citei acima? Pois é, isso porque estou falando de Nenê. Ele possui cinco gols no Brasileirão e, no total das competições, soma dezessete. Por um lado é bom, evidente; por outro, ruim, pois criou-se uma dependência dele em campo, visto que não jogamos da mesma forma em sua ausência. Nunca é bom estar dependente de um jogador. Sem Marcos Paulo, a nossa única referência no ataque será ele. Imaginem quando não o tivermos mais?

3) Tirando Nenê, MP e Fred, temos Pablo Dyego, Fernando Pacheco, W. Silva e Luiz Henrique como peças razoáveis no ataque. São jogadores que ajudam uma vez ou outra – quando estão nas devidas posições –, todavia, não fazem um time granjear algo sozinhos. Quanto a Caio Paulista e Felipe Cardoso, presumo que nem preciso me aprofundar em dados para mostrar o quanto inoperantes são. Basta verem os jogos e, assim, tirar suas próprias conclusões.

Diante de tudo que enumerei, não restam dúvidas do quanto estamos carentes no ataque e de que precisamos urgentemente de um camisa 9 para suprir a falta de Evanílson. A apreensão sobre o futuro do ataque tricolor deve existir. Tem que haver elaboração, e não se basear apenas em vídeos de youtube para contratar. Logo, não vai ser trazendo alguns dos jogadores que estamos ouvindo que o problema cessará.

Antes da chapa que venceu ser eleita, foram feitas promessas de que teríamos times fortes. Seria ótimo se elas fossem cumpridas. A pergunta que vem à tona sobre isso é: foi feito um planejamento financeiro para fazer tais garantias? A grave atual situação financeira do Flu não é novidade para ninguém, tampouco para a diretoria. A paciência da torcida tem limite.

##########

Sobre a possível saída de Marcos Paulo: ao que tudo indica, como disse, o nosso camisa onze está de saída para a França. Ainda sem um acordo de ambos os times quanto ao valor da transferência, uma coisa é certa: mais uma revelação tricolor que se vai para o exterior.

Oxalá que pelo menos o saldo seja positivo para o Flu.

##########

O mestre Francisco Horta faz aniversário nesta quinta-feira. Ao criador do maior time de todos os tempos – leia-se, a máquina tricolor –, os meus sinceros parabéns e o desejo de uma longa vida pela frente, com saúde e felicidades. É o que esse jovem tricolor, ainda ingressando na vida e no universo tricolor escrevendo neste PANORAMA lhe estima verdadeiramente. Todas as homenagens ao senhor sempre serão poucas.

Que o Flu faça bonito contra o Dragão e lhe dê a alegria da classificação, assim como para toda torcida.

Saudações tricolores!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade