A última do ano (por Didu Nogueira)

Quando da estreia do Deco que, se não me engano, foi contra o Vasco e ele perdeu um
gol feito, deu pra perceber como a cabeça dos grandes jogadores funciona.

Claro que não só naquele como nos outros seis ou sete jogos ele precisava se adaptar.

Já pensaram o que é o Deco, depois de anos brilhando na Europa, se “adaptar” ao time do Fluminense? Ele, a exemplo de alguns que encerraram a carreira aqui, ganhou tudo. Mas não é disso que tô falando. É que eles jogaram com e contra os melhores jogadores do mundo e existiam muitos, muitos deles.

Então com o absurdo talento que tiveram e têm, jogadores como esses observaram e desenvolveram seu melhor futebol. Marcelo é um exemplo desses.

Com exceção do Caio Barbosa ou de algum outro de vocês, que irá apontar um lateral italiano, espanhol ou mesmo inglês, perdão: certamente será um africano que joga num time de meio de tabela e que jogou mais do que ele Marcelo.

Como resolvi fazer uma faxina de verdade aqui em casa, nos bons intervalos fumando meu cigarrinho e vendo a TV, rolou a final da Copa de 1970. E aquele que é considerado o melhor lateral direito da história, o nosso Capita, nossa cria, o que errou de passes e cruzamentos no primeiro tempo foi de assustar – e aqui peço vênia ao companheiro Cotinha pra ver o tape e saber se não houve alguma montagem pra desmoralizar o divino Carlos Alberto Torres.

O Fluminense joga da mesma forma contra o São Cristóvão ou contra o Barcelona. É isso que alguns e tome de Caio Barbosa de novo não entenderam.

Essência Futebol.

Beleza Futebol.

Quase Arte Futebol.

Quantas vezes o Marcelo fez aquele lançamento ou bola cruzada pra achar alguém no meio e desafogar a marcação fuderosa do City?

A diferença é que não temos Modric ou Kross, eram menos de 20 segundos e vamos combinar que os caras deram uma sortezinha no rebote.

No mais, vergonha zero. Um ano maravilhoso e que sinceramente como disse na crônica anterior, o tal campeonato mundial pra mim só serviria pra esfregar na cara dos torcedores do clube de remo, que no final das contas não o têm.

Copa Toyota não é Mundial.

Bj, Feliz Ano Novo e até a próxima Libertadores de América!!!!!!!