A emoção de homenagear quem se ama (por João Marcelo Garcez)

SSSSAcho fantástico ter a oportunidade de homenagear, ainda em vida, alguém de quem gosto muito. Francisco Horta, 80 anos, é uma espécie de reserva moral do Judiciário brasileiro e da bandeira tricolor – agora também da Santa Casa, que presidirá até meados de 2016. “Até o fim”, como me contou, apesar do enorme desgaste que vem tendo.

Espécie de dirigente-mito do Fluminense, Francisco Horta foi homenageado por mim no livro “O engenheiro e a esfinge – Oitenta anos de Francisco Horta, o presidente eterno do Fluminense”, publicado pela Vilarejo Metaeditora. A obra reúne depoimentos exclusivos de Horta a mim sobre coisas do Flu e da vida, ao longo dos últimos sete anos, em cenários importantes do Rio de Janeiro, como o Palácio do Catete, o Parque Guinle e o Museu da Imagem e do Som (MIS).

Importante demais lembrar que o simples fato de livros sobre Francisco Horta serem publicados quase 40 anos depois de sua administração nas Laranjeiras, iniciada em 1975, então o presidente mais jovem a fazê-lo, já dá a dimensão de seu peso e importância para o clube.

Francisco Horta se impõe pela grandeza do seu próprio ser, pelo seu próprio pensar, sem atrais holofotes para si. Sua simples presença já desperta olhares desejosos de ter com ele por alguns instantes, ainda que breves. Ele, claro, sempre amável, jamais se furta a uma palavra amiga, trata-se de um ser humano extraordinário.

Ficaria feliz se mais Franciscos existissem na Terra, pois precisamos deles, que, citando Guimarães Rosa, jamais morrem, mas ficam encantados.

***

“O engenheiro e a esfinge” está à venda nas livrarias Arlequim, Berinjela, Folha Seca, Só Tricolor (Senador Vergueiro) e Flu Boutique, na sede do clube.

Outra opção é escrever para joaogarcez@yahoo.com.br

Envio autografado para você.

***
A foto, fantástica, é do craque Marcus Vinicius Caldeira.

João Marcelo Garcez (joaogarcez@yahoo.com.br) é jornalista, publicitário e escritor, havendo já publicado cinco livros. Há mais de uma década atuando na área de Comunicação, já trabalhou em empresas como TV Globo, Globosporte.com, Jornal dos Sports e DM9DDB. Bicampeão do Top Blog (2010 e 2013), espécie de Oscar da internet, Garcez escreve mensalmente a este Panorama Tricolor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres