Fluminense, Big4 do mundo (por Flávio Souza)

Estão oficialmente definidas as semifinais da primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O Fluminense enfrentará o Chelsea na próxima terça-feira às 16:00 horas no horário de Brasília, enquanto a outra semifinal se dará entre PSG e Real Madrid na quarta-feira exatamente no mesmo horário. A final acontecerá no próximo domingo, também às 16:00 horas.

Ver o escudo e o nome do Fluminense entre os quatro semifinalistas do maior torneio entre clubes da história do futebol mundial é algo para deixar qualquer tricolor enormemente orgulhoso, além de emocionado. Acredito que nem o torcedor mais otimista poderia esperar que nosso time chegasse tão longe, principalmente comparando nosso elenco e nossa capacidade de investimento com nossos adversários como Borussia Dortmund, Inter de Milão e o All-Hilal.

O Chelsea, nosso próximo adversário, é um dos chamados BIG SIX da Premier League, como é chamado o Campeonato Inglês da primeira divisão. Juntamente com Liverpool, Arsenal, Manchester City, Manchester United e Tottenham Hotspur são responsáveis por quase a metade de toda a receita gerada na liga desde 2004. Foi campeão pela última vez na Premier League na temporada 2016-2017 e venceu tanto a Liga dos Campeões da UEFA quanto o Mundial de Clubes na temporada 2020-2021. Na última temporada o Chelsea terminou em quarto lugar na Premier League, quinze pontos atrás do campeão Liverpool.

Como todos os nossos adversários nas fases eliminatórias, o Chelsea está muito à frente do Fluminense em termos de elenco, folha de pagamento e capacidade de investimento, o que faz com que seja claramente favorito. Eu preferia esse adversário ao invés do Palmeiras, pois o Fluminense jogou melhor contra os times claramente favoritos: Inter de Milão, Borússia Dortmund e Al-Hilal.

Um outro aspecto dessa semifinal é que o Chelsea, apesar de ser um adversário dificílimo, é muito mais acessível que PSG e Real Madrid, tendo sido vencido pelo Flamengo na primeira fase do torneio. Temos chances reais de vencer e alcançar uma final histórica contra um dos dois times estelares.

Espero que Renato Gaúcho repita suas excelentes avaliações que fez dos nossos outros adversários, anulando as principais qualidades do Chelsea e aproveitando suas fraquezas. As ausências por suspensão de Freytes e Martinelli serão muito sentidas, pois ambos tem se destacado, juntamente a John Árias.

Acontecendo o que acontecer, nosso elenco merece todo nosso amor, respeito e admiração. Eles já fizeram história como parte dos quatro melhores times da Copa do Mundo de Clubes e, se vencerem e chegarem à final será algo espetacular, que talvez seja algo muito difícil para qualquer outra equipe Sul Americana alcançar novamente.

Nada é impossível para o Fluminense Football Club.

Vence o Fluminense
Com o verde da esperança
Pois quem espera sempre alcança
Clube que orgulha o Brasil
Retumbante de glórias e vitórias mil

Seremos.

Comentário