O amuleto do Marcão (por Paulo Rocha)

Os 2 a 0 sobre o Bahia foram um bálsamo para o Fluminense. O time voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e se afastou do temido Z4, embora não tenha apresentado um futebol de encher os olhos de ninguém. Contudo, já deu para notar que o time de Marcão, pelo menos, tem raça e sorte – coisas fundamentais no futebol.

Aliás, Marcão fez de um jogador contestado uma de suas principais armas. Lucca não é nenhum virtuoso, longe disso; contudo, vem se mostrando importante neste momento. O gol de falta que abriu o caminho do triunfo sobre os baianos foi de rara beleza. Estilo Cristiano Ronaldo, com perdão da comparação.

Além disso, tem se mostrado participativo no bloqueio à saída de bola adversária. Corre bastante, coisa que Fred não consegue mais. Aliás, Fred nem está ali para isso, e sim para meter a bola nas redes, coisa na qual é especialista. Apesar da idade, se derem mole para ele, é saco. Mesmo quando não está em seus melhores dias, preocupa demais os adversários.

Mas o talismã, o amuleto do Marcão neste momento é Lucca. Gostem ou não, ele tem sido uma peça fundamental desta recuperação tricolor. Sem que nos esqueçamos dos nossos zagueiros e volantes, também importantíssimos – e de Marcos Felipe, que quando está inspirado é quase intransponível.

Que Lucca continue jogando bem, que o Fluminense vença o Juventude e se afaste cada vez mais do risco de vexame. O torcedor tricolor tem o direito de sonhar com dias melhores. O time fez jogo duro com as melhores equipes do Brasil atualmente. A reconstrução é longa e sofrida, mas está em curso. Vamos pensar positivo.